AngelLira é a nova parceira do Centro de Residência em Software da Unochapecó

Mercado

Texto Ana Vertuoso*

Dos celulares no bolso, até os sistemas de alarme que protegem os veículos na rua. Cada vez mais os objetos ao nosso redor dependem de softwares para funcionar, e ninguém entende disso melhor que os profissionais da área. Para os estudantes de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, o melhor modo de se inserir nessa realidade é por meio do estágio. Agora, graças a uma parceria da Unochapecó com a AngelLira, firmada por meio do Centro de Residência em Software (CRS) e da Rede de Inovação da Universidade, eles podem atuar na empresa ainda durante a graduação e ter a experiência de como é o mercado de trabalho.

A parceria beneficia acadêmicos dos cursos com bolsas de estudo. Além disso, é a oportunidade de atuar em uma empresa que está há mais de 15 anos no segmento de tecnologias aplicadas ao setor de transporte. O coordenador do CRS, professor Jorge Di Domenico, explica que os estudantes trabalham no espaço AngelLira Lab junto ao Centro e desenvolvem novos softwares a partir de cases reais da empresa. "Os softwares que eles estão desenvolvendo depois entram em um processo de testes. São experimentados e homologados. Assim, os estagiários estão trabalhando com um ambiente real. Por mais que estejam fisicamente aqui, eles estão interagindo com a realidade da empresa".

O coordenador acrescenta ainda que a parceria é positiva tanto para a Universidade quanto para os futuros profissionais.

"O bom é que temos nossos estudantes aqui, aprendendo metodologias, como se estivessem dentro das empresas. Eles estão totalmente alinhados à realidade dessas organizações. Por exemplo, a AngelLira tem uma forma de desenvolvimento, e esses alunos já estão sendo preparados desta maneira", comenta.

Para a diretora de Tecnologia da AngelLira, Ieda Kohls, a colaboração é uma oportunidade de desenvolver os estudantes para atuarem ativamente na área e integrar o time de desenvolvedores da empresa. "Estamos bem felizes com os resultados obtidos até o momento. Mesmo ainda no primeiro semestre, a iniciativa já se mostrou um projeto viável e capaz de gerar excelentes profissionais".

O Centro de Residência em Software é um projeto consolidado, que teve início há oito anos, a fim de oportunizar um espaço para estágios e capacitações aos estudantes. "Através de colaborações como essa, o CRS vem cumprindo sua missão de formar jovens talentos na área de tecnologia da informação para o mercado de trabalho, principalmente da região Oeste de Santa Catarina, visando suprir uma área em que há falta de mão de obra qualificada e que vem crescendo em torno de 6% ao ano, em nível mundial", explica o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unochapecó, professor Rodrigo Barichello.

A parceria com a AngelLira é a segunda firmada pelo Centro. Em novembro do ano passado, o CRS renovou outra parceria, criando o Núcleo da Infogen Sistemas, que atua em Chapecó no desenvolvimento de softwares e sistemas de gestão empresarial com foco em organizações agropecuárias.

*Estagiária sob supervisão de Jessica De Marco

Sistemas