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Ano inicia com redução na confiança dos consumidores chapecoenses

Mercado

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 3,77% em janeiro, regredindo para 80,85 pontos enquanto em dezembro era de 84,01. Em comparação ao mesmo período do ano passado, há redução de 21,06%. Esse índice é acompanhado mensalmente em pesquisa conjunta do curso de Ciências Econômicas da Unochapecó e a área de pesquisa do Sicom.

De acordo com a professora responsável pela pesquisa, Cássia Ternus, a percepção dos consumidores sobre a economia no futuro e, principalmente, no presente, se deteriorou. Ela destaca que no mês anterior a percepção sobre a situação se elevou com destaque justamente pelas comemorações de fim de ano e influência da Black Friday. "Mas agora, com a transição de ano, adentra-se em cenário mais calmo, além do fim dos empregos temporários de fim de ano”.

A professora cita, ainda, que em janeiro, 40,67% dos respondentes declararam estar mais preocupados com o coronavírus do que estavam no mês anterior. "Levando mais isto em conta, a demora para o início da vacinação no Brasil tem chances de estar afetando negativamente a confiança dos consumidores neste mês. Além disso, a descoberta de uma mutação do coronavírus, mais transmissível, também contribui para esse cenário".

Realizada entre os dias 16 e 29 de dezembro, a amostra foi composta por 66 mulheres e 52 homens de diversas faixas etárias e classes de renda. A redução do índice foi puxada pela baixa confiança da população com idade inferior a 24 anos (22,18%), acompanhada pelos indivíduos com renda de até R$ 2 mil (21,82%) e pelos homens (2,04%).

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