Aplicativo da Uno revoluciona a forma de obter e acessar informações

Texto Jessica De Marco*

Em um universo de aproximadamente 10 mil pessoas, entre estudantes e funcionários, é difícil tomar decisões sem antes ter em mãos uma série de indicadores estratégicos. Mas reunir essas informações na maioria das vezes demanda tempo, o que dificulta o trabalho da gestão nas definições do dia a dia. Esse, porém, já não é mais um problema para a Unochapecó, que conta agora com o aplicativo Meu Relatório. O sistema inovador e tecnológico permite a emissão de relatórios em tempo real. Ou seja, pelo computador ou pelo próprio smartphone, os gestores poderão obter informações personalizadas sobre todos os dados acadêmicos que precisam da Universidade. O app foi apresentado oficialmente na última semana e já está disponível para uso.

O projeto é resultado de um trabalho conjunto da Diretoria de Tecnologia e Informação da Unochapecó e da Diretoria de Planejamento e Controle. "Me arrisco dizer que esse modelo de acessar informações é único e muito inovador. O projeto, na forma como foi criado, de acessar os dados em tempo real, é um diferencial muito grande", explica o diretor de TI da Unochapecó, Lissandro Hoffmeister.

Sem dúvidas o maior benefício do Meu Relatório é a agilidade. A ferramenta possibilita ao usuário, literalmente, desenhar seus relatórios simplesmente tocando na informação. Baseado em serviços centralizados através de metadados, diversas informações de origem e fornecedores distintos são organizadas. Essas metainformações se correlacionam, criam uma espécie de rede neural artificial e depois são disponibilizadas ao usuário. "A grande diferença das ferramentas tradicionais é que o usuário não precisa ter domínio de tecnologia, somente ter conhecimento do negócio. O usuário passa a não depender mais da área de TI. Em algumas situações, a demora para a TI formatar a informação para um setor demandante pode impactar diretamente na estratégia", complementa Lissandro.

Com o aplicativo, a produção de relatórios acontecerá de maneira dinâmica. Ou seja, será possível customizá-los de acordo com a necessidade de cada gestor, o que antes não era possível, segundo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Unochapecó, professor Márcio da Paixão Rodrigues. "O Meu Relatório vai possibilitar que o dado venha de única fonte. Por exemplo, saber qual o número de alunos regulares da Unochapecó. Para esse tipo de dado, o sistema acadêmico possui hoje praticamente 150 relatórios, e o aplicativo substituirá por um único. O Meu Relatório vai eliminar a inconsistência das informações", explica. Outra característica importante é que, a partir de agora, será possível realizar o cruzamento de dados. "A medida que vamos avançando, teremos condições de cruzar, por exemplo, dados acadêmicos e financeiros, e assim ter informações mais precisas sobre nossa realidade".

O reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, reafirma que um gestor, para tomar uma decisão, precisa de informação. Por isso, o aplicativo surge como um grande aliado da Universidade. "Estamos dando um salto muito grande. Que possamos nos espelhar nessa ferramenta e sempre nos desafiar a buscar mais, sempre olhando para o futuro".

Confira como funciona o Meu Relatório:

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Tecnologia da informacao