App incubado na Uno é apresentado ao Ministério da Tecnologia

Inovação

Nesta semana, o Aplicativo Meu Plano foi apresentado para o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, durante a Sinapse da Inovação em Florianópolis. Disponível na plataforma Android o app, lançado no mês de agosto, analisa o uso de dados dos smartphones dos usuários e indica o plano de telefonia móvel com melhor preço e que atenda as principais necessidades das pessoas. O projeto foi desenvolvido pelo empreendedor Rudinei Carlos Gerhart, na Incubadora Tecnológica da Unochapecó (Inctech).

Por trabalhar 16 anos na área de telecomunicação, Rudinei conta que a ideia do aplicativo surgiu de uma pergunta que ele cansou de ouvir: Qual é o melhor plano de telefonia móvel? “Essa resposta é muito difícil, pois cada pessoa tem um comportamento de consumo. Essas particularidades afetam diretamente a escolha do usuário, por isso não existe um plano ou uma operadora que seja a mais adequada para a grande maioria, mas sim, um plano para cada pessoa”, afirma.

Para definir qual o melhor plano, são analisados os registros de consumo dos usuários de smartphones. “Através desse consumo conseguimos cruzar com uma plataforma de planos de serviços, e então é apontada a melhor opção para você, de acordo com o seu perfil”. Rudinei explica ainda, que com o aplicativo, é possível monitorar on-line tudo aquilo que você utiliza e gasta. “Você tem uma prévia daquilo que vai receber final do mês como cobrança, ou se você usa pré-pago, daquilo que você consumiu com seus créditos, coisa que hoje é meio invisível com as operadoras”. O desenvolvedor do aplicativo afirma que o mesmo é como uma conta corrente do telefone, sendo possível acompanhar a cada minuto o que é consumido.

561651

De acordo com o idealizador da ideia, o lançamento foi um marco para o aplicativo, pois quanto mais pessoas conhecerem, maior será a utilidade dele. “O aplicativo não só aponta o melhor plano, ele também empodera o usuário, dando condições de análise. O sistema tarifário brasileiro é muito complexo, e por conta disso as pessoas ficam vulneráveis por uma interpretação dificultosa”. Rudinei conta ainda, que o projeto vem sendo pensado desde 2013. O desenvolvimento e a operacionalização dele aconteceu no último ano, e a Inctech participou do processo nos últimos seis meses.

Celeiro de Ideias

Segundo o coordenador da Rede de Inovação da Unochapecó, professor Ademar Tibola, a Inctech visa fomentar o empreendedorismo na região Oeste de Santa Catarina. “É um ambiente propício para o desenvolvimento das ideias inovadoras, que envolvem o meio acadêmico, através da Universidade, das empresas e do governo, como por exemplo a ajuda dada pelo Sebrae e editais de fomento”. O professor destaca que um dos principais objetivos da Incubadora é desenvolver ideias que atendam as demandas da comunidade em geral. “São pensados produtos e processos para melhorar a qualidade de vida da população. Além do ensino, a Unochapecó possui iniciativas para fomentar o empreendedorismo e novos negócios, além de desenvolver economicamente a região”.

Rudinei ressalta que a Inctech foi fundamental para a concretização do aplicativo, pois “ela oferece um ecossistema de tecnologia e inovação e isso tem vários benefícios, como o convívio com pessoas que respiram tecnologia, os feedbacks e as trocas de ideias”. Ele destaca que  o acesso à informação é fundamental neste mundo tecnológico em que vivemos, pois as coisas se atualizam muito rápido. “Eu diria que a Inctech foi o trilho que a gente precisava seguir para esse lançamento”. O aplicativo “Meu Plano” está disponível para download gratuito no Google Play.

Sinapse da Inovação

O Sinapse da Inovação é um evento idealizado pela Fundação Certi com o objetivo de transformar e aplicar as boas ideias geradas por estudantes, pesquisadores e profissionais dos diferentes setores do conhecimento e econômicos em negócios de sucesso.

Telefonia móvel
Meu plano