Apresentação dos projetos será realizada na terça-feira (19/11)

Texto Ana Vertuoso*

Entrar em uma Universidade é mergulhar de cabeça em um longo processo de transformação. Durante a graduação, conhecemos quem somos e passamos a enxergar o mundo com outros olhos. Parte disso, acontece quando utilizamos o conhecimento adquirido para melhorar a comunidade ao nosso redor. E na Uno, isso começa logo no início do curso, quando os acadêmicos participam do Calouros em Ação. Neste semestre, as equipes apresentam os resultados obtidos hoje à noite (19/11), no Salão Nobre.

As oito equipes que fazem parte desta edição são: ADM do bem (Administração), Contábeis em ação (Ciências Contábeis), Uma dose de carinho (Direito - Noturno), Jovens do futuro (Educação Física - Bacharelado), Mãos solidárias (Enfermagem), Vet responsável (Medicina Veterinária), Odontologia alternativa (Odontologia), Brincar para cuidar (Psicologia).

Os calouros tiveram até o dia 14 de novembro para desenvolverem um projeto de atividade solidária relacionada ao curso, e a um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, as equipes também acumularam pontos importantes por meio de outras ações, como a arrecadação de lacres de alumínio e de tampinha de garrafa pet, realizadas em parceria com a Unimed.

Hoje a noite, eles terão até 15 minutos para apresentar o projeto desenvolvido para uma banca de jurados composta por técnicos e professores da Uno, além de convidados externos. Por fim, os integrantes do grupo que conquistar mais pontos serão premiados com um vale de R$ 100, para ser utilizado na compra de livros e materiais na Livraria Universitária da Unochapecó.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz

Odontologia