Argos Editora da Unochapecó celebra 24 anos de história

No dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, mas para a Unochapecó, essa data tem mais um significado especial. A Editora Argos completa 24 anos de atuação no mercado editorial. Consolidada com um grande catálogo de publicações regionais, também tem o reconhecimento de outras editoras e universidades.

A história da Argos começa em 1992, quando se chamava apenas Setor de Editoração. O principal motivo da criação foi a necessidade de publicar e divulgar as pesquisas produzidas na Universidade. Até 1996, esta foi sua designação, quando passou a se chamar Grifos Editora. Somente no ano 2000 que o nome Argos passou a ser utilizado.

unoA  Argos conta hoje com mais de 250 títulos publicados, além de prêmios conquistados, com destaque para o Prêmio Jabuti, recebido no ano passado com o livro “Do mito das Musas à razão das Letras”. De acordo com a coordenadora da Editora, professora Rosane Natalina Meneghetti Silveira, é por meio de prêmios como este que a qualidade das publicações da Editora é reconhecida. “Também, percebemos a qualidade da nossa editora quando professores e pesquisadores de todos os estados nos procuram para publicar pesquisas”, destaca.

Segundo a coordenadora, a estrutura, a qualidade e a história que a Editora tem é o que difere a Argos de outras editoras. “O mais gratificante é ver os estudos de nossa região serem publicados e divulgados. Produzimos muito conteúdo dentro da Universidade, e com a editora, conseguimos que esse conteúdo chegue até a comunidade, inclusive em nível nacional”, sublinha.

Um aspecto que fortalece a Editora é a sua afiliação na Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) desde 1997. “Nos orgulhamos muito, pois na ABEU, com mais de 120 afiliados, a Argos destaca-se por ser uma das editoras com maior número de títulos publicados sobre a nossa região”, comenta Rosane.

Com o tempo, a editora também passou por mudanças, chegaram os e-books, e as vendas pelo meio online começaram a se difundir por todo o Brasil. Hoje os livros podem ser adquiridos através da loja virtual e de pontos de vendas em livrarias e distribuidoras.

Mais moderna, mais próxima

unoCom o objetivo de expandir o conhecimento e para comemorar a data, a Argos está com um novo site, mais dinâmico e interativo. O objetivo é possibilitar que o apreciador de bons livros conheça a produção da Editora e acompanhe os principais acontecimentos. Para o interessado em publicar com a Editora, o site mostra todas as etapas do processo, bem como as linhas editoriais que a Editora Argos publica. A página da loja virtual continua disponível para a comercialização de títulos, porém, todas as informações sobre eles, bem como os lançamentos, estão na nova plataforma. Além do novo site, a Argos preparou outras ações para o mês de abril de 2016.

Programação especial

De 18 a 30 de abril – Saldão de livros da Argos na Livraria Universitária da Unochapecó. Os títulos, com pequenas avarias, têm descontos variados, de 50 a 80%.

De 18 a 24 de abril – As compras na loja virtual estarão com frete grátis para todo o Brasil. Dessa forma, as obras podem ser adquiridas sem adição de custos de envio. Essa promoção é válida para qualquer localidade do País.

Dia 25 de abril – Todos os títulos disponíveis no catálogo da Argos estarão com 30% de desconto para as compras na loja virtual e na Livraria Universitária da Unochapecó. No mesmo dia, haverá sorteio de brindes para professores, estudantes e técnicos da Universidade via SMI, sendo dois kits em cada turno. O primeiro que responder corretamente as questões ganha o kit e pode retirar na Argos.

De 22 a 28 de abril - Serão sorteados três kits de livros para os seguidores da fanpage da Argos no Facebook. Os moradores de Chapecó e região que entrarem na página da Editora neste período vão encontrar as instruções que devem seguir para participar. O resultado será divulgado no dia 28 e deve ser retirado na Livraria Universitária da Unochapecó no mesmo dia.

Dia 28 de abril -  Haverá conversa com os autores do livro “Impactos socioambientais da implantação da hidrelétrica Foz do Chapecó”, às 17 h, na Livraria Universitária. Professores e discentes de cursos de mestrados da Unochapecó participarão da atividade. Após, haverá sessão de autógrafos do livro.

Novo site
Celebração