Arquitetura e Urbanismo da Uno recebe palestra de Diego Espírito Santo

Profissão

Texto Ícaro Colella

Para todo estudante em formação é interessante saber como o mercado de trabalho funciona, e mais que isso, decidir por quais caminhos seguir. Nada melhor do que nessa fase ouvir as experiências de quem já passou por essa por essa etapa e tentar absorver o máximo possível para não errar lá fora. Para contemplar esses ideais e trazer o dia a dia profissional para a Universidade, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó recebeu o arquiteto e urbanista Diego Espírito Santo, na quarta-feira (29/05). O evento foi organizado pelo Centro Acadêmico (CA) do curso.

Diego é proprietário do escritório ES Arquitetura, que fica em Pelotas, no Rio Grande do Sul, e está em destaque pela aplicação da sustentabilidade em seus projetos. Ele usou como modelo o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e durante a palestra tentou se aproximar o máximo possível dos estudantes. "Na verdade eu não chamo de palestra, quando se trata de acadêmicos eu tento fazer uma conversa. Eu sempre mostro meu TCC e as coisas que precisam ser contempladas em um projeto. É uma ajuda para que os alunos saiam da faculdade sabendo o que ele tem que fazer na vida profissional, o que o arquiteto faz", comenta.

Para presidente do CA, Laura Zambarda, que está no 5º período, atividades como essa são idealizadas para proporcionar aos alunos experiências que abram possibilidades de pensar de maneira diferente e ter acesso ao que é produzido fora de Chapecó. "A conversa foi muito produtiva para entendermos processos de projeto diferenciados, conhecermos materiais e tecnologias que estão em alta na construção civil e entender, pelo visão de quem é de fora, como o curso da Unochapecó está atualizado e de acordo com as necessidades, não somente presentes, mas futuras do mercado".

*Estagiário, sob supervisão de Gabriel Kreutz

Urbanismo