Artes Visuais e Direito aproximam contato de egressos com a Unochapecó

Profissão

Texto Ana Vertuoso*

Depois de anos convivendo diariamente com as mesmas pessoas, é impossível sair de uma graduação sem memórias inesquecíveis e amizades que nos acompanharão durante toda a vida. Para relembrar alguns dos momentos mais marcantes dos cursos e reencontrar os antigos colegas, os egressos de Artes Visuais e Direito da Unochapecó participaram do lançamento do Clube do Egresso, na noite de quinta-feira (07/11), no Salão Nobre da Universidade.

O Clube do Egresso de cada curso possibilita vários benefícios aos profissionais, como descontos em cursos e eventos da Uno. Porém, para a egressa de Artes Visuais, Lirane Monteiro Raupp, a melhor parte de participar do Clube é ter a oportunidade de rever os antigos colegas. "Esse momento é muito especial, porque eu sinto saudade dos professores. Eles foram geniais, foram amigos. Eles percebiam as minhas dificuldades, me ajudavam, aconselhavam. Isso sem falar nos colegas, eu sou apaixonada por todos”.

O Clube possibilita descontos em cursos e eventos da Uno

Lirane entrou no curso em 2015, à convite da irmã e da cunhada, que já estudavam na Uno. Porém, alguns fatores quase a impediram de realizar o sonho da graduação. "Tive vários questionamentos porque eu não sabia desenhar e não conhecia muitas técnicas, mas elas me asseguraram que eu aprenderia tudo aqui. Além disso, entrei com um pouco de insegurança porque já estava há anos fora da escola, então enfrentar uma faculdade com mais de 40 anos de idade foi um pouco assustador para mim".

No entanto, o desejo de estar em uma universidade superou os obstáculos e a agora artista visual se sente realizada com a decisão. "Eu amei esse curso. Os professores são muito bons, fiz muitas amizades. Foi uma trajetória muito boa, aprendi muito e expandi minha mente para novas ideias, para a criatividade", salienta.

Boas lembranças

Com mais de 30 anos de história, o curso de Direito já transformou a vida de muitas pessoas. Uma delas, é Luiz Gustavo Burtet, que se formou em 1996. Ele conta que desde então, muitas coisas mudaram, mas o amor da turma pela profissão continua o mesmo. "Era um mundo totalmente diferente. Informática e processos virtuais não existiam, nós trabalhávamos no estágio de práticas jurídicas em um lugar bem pequeninho, mas mesmo assim, minha turma  tinha 52 acadêmicos, e destes, pelo menos 40 estão advogando".

A lembrança da época em que a Unochapecó ainda não tinha esse nome e a estrutura da Universidade era menor voltam a mente de Luiz durante os encontros do Clube e reforçam a certeza de que fez a escolha certa. "Fazem 22 anos que eu saí do curso e é sempre uma alegria voltar aqui e ver essa estrutura enorme. Eu fico feliz de ver a casa de onde eu saí progredindo, crescendo e melhorando. Hoje, a Uno é reconhecida como uma Universidade de excelência e eu não teria menor dúvida de indicar que minha filha fizesse um curso aqui. Guardo a uno no meu coração com muita alegria e tenho boas lembranças daqui", completa.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz

Clube do egresso