Minha Uno
Menu Busca

Artesãs de Nova Itaberaba recebem capacitação da Incubadora da Uno

Cultura

Texto Vanessa Marquezzan*

 

O artesanato vai muito além do simples ato de tricotar com uma agulha e linha. Ele também tem um contexto histórico, que é diferente em cada município. Resgatar essa história faz parte de um projeto desenvolvido pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Unochapecó (ITCP), que busca através de capacitações tornar isso mais próximo das artesãs. Um exemplo foi a ação desenvolvida em Nova Itaberaba, com o grupo de artesanato Sonho Brilhante. As atividades encerraram no dia 18 de junho.

A capacitação faz parte do projeto 'Incubação de empreendimentos econômicos solidários da região nas áreas de artesanato e agroecologia', que a ITCP aprovou junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no fim de 2017. A iniciativa, de acordo com a assistente social da Incubadora, Fabiane Roman, busca mostrar aos participantes formas de agregar valor ao produto a partir do território deles. "A profissional que ministrou a capacitação foi além de ensinar a produzir o artesanato. Ela mostrou como o produto pode ser melhorado", explica.

artesanatoPara a responsável técnica do projeto, Graciela Novakowski, a iniciativa da ITCP atende a missão da Universidade, que é promover o desenvolvimento regional. Ou seja, por meio do artesanato, o objetivo é resgatar o histórico das atividades em cada município. "No caso de Nova Itaberaba, o resgate da identidade do artesanato é a pedra brilhante, com isso a profissional faz esse levantamento e traz para o grupo o produto em forma de arte".

O projeto teve duração de 16 horas, e atende também outros três grupos de artesãs das cidades de Chapecó e Seara. Além dessas atividades, o projeto também vai desenvolver outras oficinas específicas, de acordo com as necessidades de cada grupo.


Sobre a ITCP

A ITCP trabalha com uma metodologia que se desenvolve em três etapas: pré-incubação, incubação e pós-incubação. Essas fases abrangem desde o levantamento do diagnóstico feito no empreendimento ou no grupo, até a finalização de todo o processo de auxílio voltado à economia solidária.

A incubadora cumpre com seu papel social na produção e difusão do conhecimento, conforme às demandas da sociedade, principalmente dos grupos sociais excluídos. Ela trabalha, especialmente, nas áreas do cooperativismo e da economia solidária. 


*Estagiária, sob a orientação de Jessica De Marco
COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Itcp
Artesanato

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image