Minha Uno
Menu Busca

Atividade integrada de Design deixa legado para o curso

Educação

Texto Alana de Bairros*

 

Já imaginou uma aula em que os estudantes têm a oportunidade de imergir no mundo de Harry Potter e trazer a ficção para a realidade? Foi o que ocorreu na atividade integrada do curso de Design, no dia 9 de novembro. Acadêmicos de todos os períodos reuniram-se no Plenário do Bloco G e passaram o dia vivendo a profissão na prática.  

Como na ficção de J.K. Rowling, os estudantes foram divididos em quatro grupos, chamados de 'casas': The Rosses, The Ramones, The RuPauls e The Reeves. Cada casa foi pensada para agrupar personalidades parecidas e possui um professor mestre. Depois do café da manhã, foi hora de pôr a mão na massa: o desafio era entregar vários itens para identificar as casas. Os acadêmicos desenvolveram desde o manifesto, brasão e as regras, até objetos de representação como totem, camisetas, bottons, cachecóis e tênis. Além disso, os integrantes escolheram uma música tema e criaram memes, canecas, bandanas e quimonos. 

A atividade integrada é realizada semestralmente e cumpre o calendário acadêmico, dando um novo significado às aulas de sábado que são necessárias para fechar o cronograma. O objetivo é integrar as turmas e envolver os estudantes em tarefas projetuais, criativas e interdisciplinares para desenvolver as habilidades e competências de um designer. 

O coordenador do curso, professor Henrique Telles Neto, destaca que o engajamento dos participantes na aula é muito bom. "A atividade une os esforços e as habilidades de cada um. Assim, o aprendizado ocorre de modo prático e reflexivo, contribuindo com a formação deles", comenta.

A professora Tatiana Zacheo Rodrigues vê grande êxito na escolha da atividade deste semestre, pois gerou sentimento de união e pertencimento, além da gestão e criatividade. "O evento potencializa muito o que acontece na vida real, onde as entregas requerem concorrência, prazo e, ao mesmo tempo, deve haver apoio, calma, criatividade e coleguismo durante o processo interno de criação", ressalta. 

A divisão das casas será fixa e ficará para a história do curso. Os futuros calouros serão recebidos e classificados em cada uma delas. Quem propôs a ideia foi o estudante do 6º período, Ricardo Gibba de Fransa, por acreditar que esse modelo potencializa o trabalho em grupo e o espírito de equipe, que é muito necessário para designers. 

A casa The Reeves foi a campeã e recebeu a primeira estrela em seu brasão

Depois de todas as casas socializarem suas criações, a casa The Reeves foi a campeã e recebeu a primeira estrela em seu brasão, o que simboliza a conquista. O estudante do 2º período, Alex Sandro Pereira de Almeida, representante da equipe vencedora, salienta que a atividade integrada foi bem organizada e dinâmica. "Achamos que a ideia se introduziu muito bem em nosso curso e nos fez realmente participar do exercício, pois abrangeu um tema divertido e amado pela maioria dos estudantes do curso", enfatiza. Ele ressalta, ainda, que fazer parte da casa vencedora foi gratificante. "Todo nosso esforço e dedicação valeu a pena no final, uma experiência única", conclui.

 

*Estagiários da Acin Jornalismo sob supervisão de Eliane Taffarel

COMPARTILHE
TAGS
Designer; unochapeco; integrada; atividade;

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image