Atividade orienta gestores da Unochapecó sobre Assédio Moral

Profissão

Na terça-feira (13/09), diretores e coordenadores de setor da Unochapecó/Fundeste participaram de uma oficina sobre Assédio Moral. O evento, promovido pela Diretoria de Desenvolvimento Humano (DDH) da Universidade, contou com palestra do advogado e procurador jurídico da Fundeste, professor Rudimar Roberto Bortolotto.

O advogado fez uma explanação sobre o tema, explicando que o assédio moral caracteriza-se como um conjunto de atitudes repetidas e prolongadas, direcionadas de maneira intencional de uma pessoa ou de um grupo, para outra pessoa, podendo causar graves consequências à saúde física e mental da vítima. Bortolotto também explicou os cuidados que os gestores devem ter em seus ambientes de trabalho e as diferenças entre assédio e dano moral, ou seja, quando a situação acontece somente uma vez (de forma isolada) com a vítima.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento Humano, Aline Ana Denchinski, infelizmente, o assédio moral é uma realidade em muitos ambientes de trabalho e é necessário instruir os funcionários da Instituição para que isso não aconteça. “É muito importante que divulguemos essas informações aos gestores para que os mesmos estejam atentos em seu ambiente de trabalho, bem como na sala de aula com os alunos."

Para as pessoas que passam por este tipo de situação, ou não sabem se as ações se configuram como dano ou assédio moral, a Unochapecó oferece o canal da ouvidoria, que pode ser utilizado para denúncias. Aline explica que posteriormente à denúncia, são realizadas averiguações e tomadas as medidas necessárias.

oficina
Assédio moral