Minha Uno
Menu Busca

Atletas da Unochapecó irão competir nos Jogos Universitários em Joinville

Esporte

Texto Ícaro Colella*

 

A Unochapecó é uma das Universidades que mais apoia o esporte, e agora chegou a vez dos atletas vestirem a camisa e representarem a Universidade na 63ª Edição dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs). A delegação da Uno será composta por 85 atletas, que disputarão as modalidades de atletismo, basquete, judô, natação, xadrez, futebol de campo, vôlei e handebol no naipe feminino e futsal no masculino e feminino. Participarão do evento 19 instituições de ensino superior de todo o estado. As competições vão ocorrer entre os dias 05 e 09 de Julho, em Joinville, com exceção da disputa de atletismo, que ocorrerá em Jaraguá do Sul, e natação, que será em Palhoça.

O evento é promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU). Os Jogos têm o objetivo de promover a mobilização universitária em vários esportes para identificar talentos no cenário estadual e, com isso, trazer mais oportunidade e visibilidade aos atletas para disputar em competições maiores. 

Segundo o coordenador do Núcleo de Desporto Universitário da Unochapecó (NDU), professor Felipe Corbelini, o Jucs é a maior competição universitária do estado, e possibilita o acesso dos atletas aos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). As competições nacionais abrem um leque de possibilidades de reconhecimento para o atleta e oportunidades na carreira esportiva. "Nos anos anteriores a Unochapecó sempre figurou entre as universidades com maior número de medalhas e a expectativa para esse ano é manter o legado e voltar com resultados positivos", ressalta Felipe. 

 

Experiência e aprendizado

O acadêmico do curso Educação Física, Felipe Marcos Balbinot, campeão universitário estadual e brasileiro em atletismo, deseja para essa edição melhorar a sua marca e subir no ranking brasileiro para conseguir a classificação nos JUBs. "Com essas competições o esporte universitário vem crescendo muito no Brasil. Participam atletas de alto nível, que busca a classificação para participar nos jogos nacionais".

A estudante do primeiro período de Educação Física, Rafaela Schinaider, joga pela Adell, equipe de futebol feminino apoiada pela Uno, há nove anos. Esse ano a atleta estreia nos Jogos Universitários e vai defender a Instituição onde estuda. Ela relata que ficou muito feliz ao saber que iria participar e está ansiosa pela competição. "Estar no meio de grandes equipes é muito bom. Tenho certeza que essa experiência vai me trazer muito aprendizado", completa

 

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Kreutz

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Jucs
Jogos

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image