Atletismo transforma a história de jovem chapecoense

Esporte

No país do futebol, conseguir destaque e patrocínio em outros esportes é um grande desafio. Assim, é o cotidiano do atleta do Clube de Atletismo de Chapecó, Marcos Balbinot, que mesmo apesar das dificuldades, destacou-se e conseguiu diversas conquistas na modalidade levantamento de peso. Através do esporte, Marcos fez amigos, conheceu diversos lugares e aprendeu lições de disciplina e autocontrole.

Marcos deu os primeiros passos no esporte ainda com 10 anos, através de um tio que atuava como atleta. “Conheci na brincadeira, mas comecei a gostar do esporte. No início, eu praticava uma ou duas vezes por semana. Com 13 anos, fui convocado para competir em um campeonato brasileiro. Aí, a brincadeira ficou séria”, conta. Logo na primeira competição nacional, Marcos conquistou o título de campeão brasileiro.

Com 14 anos, Marcos teve um dos anos mais agitados de sua carreira. Foi campeão do estadual escolar, viajou para a Itália e conquistou o troféu mundial da juventude italiana. Neste mesmo ano, foi campeão brasileiro escolar no arremesso de peso e vice-campeão brasileiro no arremesso de disco. Conquista essa que garantiu a ele uma vaga no sul-americano, em Bogotá, na Colômbia.

A rotina de treinos de Marcos foi o que definiu o sucesso do atleta. Em seu cotidiano, chegou a realizar de 12 a 13 treinos semanais, com 18 anos. “Vivi praticamente para o esporte. Eu treinava, estudava e competia. Através disso, aprendi focar nos meus objetivos, especialmente ao alcançar minhas metas”, afirma.

Força e resistência, tanto no âmbito físico como psicológico. É assim que Marcos resume os benefícios do esporte em sua vida. “O atleta tende a ter uma personalidade diferente. Enfrentamos diversas emoções no dia-a-dia, o que nos fortalece muito”, conta.

Atualmente, Marcos é bolsista da Unochapecó e está no terceiro período do curso de Educação Física. Entre as aspirações para o futuro, ele espera graduar-se, para um dia atuar como treinador esportivo.”Quero passar para alguém todos os conhecimentos que adquiri até hoje”. Mas antes, ele espera conseguir patrocínio para viajar à Eslovênia, com o objetivo de treinar para, quem sabe, participar das Olimpíadas Tóquio 2020.

Olimpíadas
esporte