Aula de empreendedorismo instiga alunos a praticar habilidades preparando bolos

Texto Isadora Lawall Machado*

Empreender exige mais do que grandes ideias e determinação. Para empreender é preciso saber vencer adversidades, trabalhar em equipe, também é necessário organização, planejamento e acima de tudo, liderança. Assim, com a ideia de trazer essas habilidades para a prática, o professor João Pietro Bridi, trouxe para os estudantes do componente curricular de Empreendedorismo, uma ideia um pouco diferente. A aula contou com a participação de dois convidados, Matheus Curti e Bibiana Serafini Breda, sócios proprietários da João e Maria Bakery, e o desafio proposto era preparar bolos de chocolate, cenoura ou laranja.

Assim, a turma foi dividida em nove equipes, cada grupo ficou em uma bancada que dispunha dos ingredientes e utensílios necessários para a preparação do bolo selecionado. As receitas possuiam níveis de dificuldade distintos, variando desde o uso de determinados equipamentos como batedeiras e liquidificadores, até o modo de preparo. Para iniciar a atividade, as equipes precisaram selecionar um líder, que puxaria a frente. Os líderes tiveram um momento com os convidados para repassar a receita e tirar dúvidas. Então, os alunos se reuniam com seus grupos e explicavam as orientações para os demais integrantes em um curto período de tempo. A receita, após essa breve explicação, foi devolvida ao professor. Os acadêmicos possuíam vinte minutos para terminar de preparar a massa, deixando-a pronta para assar. Durante o preparo, eles tinham a possibilidade de tirar uma dúvida com os convidados e olhar a receita apenas uma vez.

A prática buscou mostrar para os alunos os desafios e as oportunidades que o empreendedorismo pode proporcionar de uma forma divertida e deliciosa. Segundo o convidado, Matheus Curti, esse projeto é muito interessante por trazer essa interação ainda na universidade, já que empreender é uma experiência muito trabalhosa e que mexe com a zona de conforto. "Penso que todas as coisas desafiadoras ou difíceis são compensadas por toda a experiência e oportunidade que empreender traz", comenta o empreendedor.

Na opinião dos alunos do sétimo e quinto período do curso de Jornalismo, Francisco Lund Junior e Ionara Virmes, respectivamente, a disciplina de Empreendedorismo como um todo agregou na sua formação como profissionais. Para Ionara, a disciplina desenvolveu significativamente a sua visão mercadológica, mostrou como administrar as suas habilidades e entender quais as suas dificuldades. "Aprendemos a valorizar e expandir nosso trabalho, além de entender os intermediários para ser um empreendedor", relata a universitária. O veterano, Francisco, possui seu próprio negócio e aprecia a disciplina da mesma maneira. "A interatividade na aula foi de suma importância para agregar alguns conhecimentos, visto que foi possível tirar dúvidas tanto com o professor, como com os profissionais que vieram nos orientar", explica.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel