Aula Inaugural proporciona debate sobre Jornalismo Esportivo

Luana Poletto e Deisiana Damarat*

Jornalistas devem estar sempre atentos para cumprirem sua missão de informar. Com isso, aprendem sobre diversos assuntos e áreas. Uma delas é o esporte. Debater este tema é essencial para expandir ideias e compreender mais sobre sua importância. Com esse objetivo, a Aula Inaugural do curso de Jornalismo da Unochapecó recebeu profissionais para conversar e compartilhar experiências e conhecimentos referentes ao Jornalismo Esportivo. A transmissão ocorreu no dia 24 de março através da página do curso no Facebook e pelo canal da Acin Jornalismo no YouTube.

De acordo com a organizadora do evento, professora Juliana Giongo, a escolha do tema foi uma indicação dos próprios estudantes, a partir de conversas com a coordenação do curso. Para ela, é preciso que os professores estejam atentos às movimentações do mercado para preparar os estudantes e formar profissionais qualificados para atuarem nas mais diferentes áreas. “O Jornalismo Esportivo se profissionalizou muito nos últimos tempos e a universidade precisa preparar profissionais para essa editoria”, destaca.

Conforme a professora, é preciso ensinar a ter uma atuação séria, isenta, profissional e ética antes de tudo, e isso é papel da universidade. “Ensinar a pensar, a criticar o fazer e a refletir sobre as nossas práticas. É sobre futebol, mas é muito mais do que isso. É sobre o esporte amador, é sobre esportes eletrônicos. Com um celular na mão, hoje em dia, qualquer pessoa pode divulgar uma informação, mas o trabalho do jornalista vai muito além. É um trabalho de responsabilidade com o que se divulga, como se divulga, quando, onde e por qual meio”, ressalta Juliana.

A aula contou com a participação de profissionais da área. Entre eles, o professor Márcio de Oliveira Guerra, que possui ampla experiência na área de Comunicação, reside em Minas Gerais e atua na Universidade Federal de Juiz de Fora; e o jornalista Eduardo Florão, egresso do curso de Jornalismo da Unochapecó, que atua em coberturas para o Globo Esporte e a Sport TV e realiza transmissões no Premiere. A aula também contou com a participação de Anderson Rodrigo Pretto, Junior Spindola, Marcinho San e Valeria Cenci, que deram depoimentos sobre suas experiências através de vídeos.

Para a acadêmica do 5º período, Angela Bueno, a aula inaugural contribuiu para ampliar o conhecimento na área do esporte. “Foi muito interessante conhecer um pouco mais sobre a rotina de quem trabalha nesta área e ouvir sobre suas experiências e início das carreiras. Ainda, foi muito bom ouvir o professor Márcio e o jornalista Eduardo falarem sobre a crescente entrada das mulheres no Jornalismo Esportivo, principalmente na cobertura de jogos de futebol. Isso é fundamental, pois motiva as alunas do curso que se identificam com a área”, ressalta.

O acadêmico do 3º período, João Heemann, destaca que tanto o professor Márcio quanto o jornalista Eduardo conseguiram repassar muito conhecimento e técnicas importantes sobre a área esportiva. “O tema escolhido é fundamental para nossa formação como jornalistas, pois precisamos estar prontos para qualquer que seja a cobertura. Além disso, para os estudantes que como eu, tem interesse pelo Jornalismo Esportivo, foi um privilégio ouvir as considerações dos palestrantes", afirma João.

De acordo com a coordenadora do curso de Jornalismo, professora Angélica Lüersen, esses eventos têm como característica tocar em temáticas que são importantes, mas que acabam não sendo tratadas nas disciplinas curriculares. Angélica frisa que todas as áreas são relevantes, mas a opção pelo Jornalismo Esportivo deu-se em virtude de um crescente interesse pelo esporte amador, outras modalidades esportivas e também por conta da grande visibilidade da própria Chapecoense. “Atualmente temos muitos egressos que estão atuando diretamente com Jornalismo Esportivo e acabam sendo referência para os estudantes”, destaca. A coordenadora salienta ainda que o objetivo da aula inaugural é abrir o semestre recebendo os acadêmicos, os professores e todo o corpo do curso para a discussão de temáticas relevantes e interessantes para ambos.

*Estagiárias da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel

Jornalismo esportivo