Aula integrada de Administração oportuniza a simulação de empresas reais

Profissão

Texto Mirella Schuch*

Já pensou como é participar de uma aula que envolve um jogo de simulações empresariais e concorrer com outras empresas? Neste sábado (04/05), os alunos de todos os períodos do curso de Administração terão esta oportunidade. A terceira edição da aula integrada inicia às 8h30, no Salão de Atos da Unochapecó, onde os acadêmicos receberão as orientações gerais e serão divididos em equipes, as chamadas 'empresas'.

Na sequência, os estudantes serão encaminhados para salas diferentes, nos blocos D, G e M da Universidade. Para a dinâmica, será utilizado o software Simulare, um jogo de simulação de empresas. A partir dele, as equipes experimentarão a prática de administrar empresas, através de gestão, tomada de decisões e estratégias relacionadas a marketing, custo e volume de produção, compras, estoque e vendas. Os primeiros colocados serão premiados.

Segundo a coordenadora do curso, professora Cleunice Zanella, um dos componentes curriculares presentes na matriz curricular do 8º período chama-se Jogos Empresariais. "Nós buscamos com essa atividade oportunizar a todos os alunos, de todas as turmas, a participação de uma atividade dinâmica interativa, que possibilite a prática da administração, através de simulação de empresas reais", salienta.

A professora Cleunice ressalta ainda  que o objetivo da aula integrada é que os alunos desenvolvam habilidades de gestão, liderança, comunicação e trabalho em equipe. Já a aluna do 2º período, Bruna Dal Pozzo, expõe que a aula integrada é um momento de troca de experiências entre calouros e veteranos. “É um dia que possibilita relações com personalidades diferentes. Temos a oportunidade de experimentar na prática o dia a dia de um administrador e os fatores que devem ser levados em consideração para o sucesso de uma organização”, diz.

A cada ano, os alunos esperam que a aula integrada se renove. O aluno do 3º período, Jonas Siebel, tem justamente esta expectativa para o sábado, além de integrar-se com as turmas. "Espero algo inovador, que faça com que eu saia da zona de conforto e comece a pensar de uma maneira diferente. E também que eu consiga trabalhar em grupo com outros colegas de outros períodos", conclui.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel

Aula integrada