Minha Uno
Menu Busca

Aula integrada de Jornalismo envolve gincana e ação solidária

Educação

Texto Stefania Martinelli*

 

Nem só de pautas vive o jornalista. Com uma ideia diferente das demais aulas integradas do curso de Jornalismo da Unochapecó, a 'IntegrAção' foi além para promover o contato entre os períodos, e propôs um momento de descontração e oportunidade dos estudantes se colocarem em movimento para testar sua experiência na área. As atividades que envolveram gincana e arrecadação de alimentos fizeram com que as seis equipes participantes despertassem seu espírito esportivo para competir pelo troféu Glória Maria. 

Durante a manhã do último sábado (31/08), as atividades foram promovidas pelos estudantes do 6º período para movimentar o curso. Dentre elas estavam: gritos de guerra com o nome do professor, em que cada uma das seis equipes divididas por cores, receberam um professor para integrar a equipe; a reprodução de uma manchete do jornal Extra em fotografia; quiz com 50 perguntas sobre o jornalismo; e mímica em que os estudantes sorteavam funções ou filmes relacionados com a profissão, e deveriam fazer com que a própria equipe adivinhasse a palavra através de uma imitação. Além disso, ocorreu também o 'Alimento Solidário', em que foram arrecadados 31,8 kg, que serão doados para a entidade Cruz Vermelha. 

A equipe vencedora da aula foi decidida no par ou ímpar (Foto: Lucas Liston)

A estudante do 8º período, Juliane Bee, ressalta a positividade deste tipo de ação, destacando que neste ano as aulas integradas envolveram desafios, fugindo do tradicional que é uma aula teórica ou palestra. "No primeiro semestre a gente também teve uma atividade que envolvia desafios às turmas. Nós conhecemos melhor nossos calouros e testamos nossos conhecimentos, principalmente no quiz. Também tem a questão da ética, acho que na gincana a gente tira a essência das pessoas, quem realmente são. Então foi bem divertido", comenta.

Além disso, o acadêmico do 2º período, Gabriel Scheffer, afirma que o evento é importante para a construção dos saberes jornalísticos. "Achei muito interessante, principalmente para a integração dos veteranos com nós calouros. Às vezes, temos este contato nos corredores, pela Universidade, mas não sabemos se eles estão começando ou concluindo o curso", destaca. Gabriel comenta que além da integração, a aula foi importante para a aquisição de conhecimento, com conceitos que se aprendem em sala de aula e que puderam ser revisados. "Até mesmo conteúdos das fases mais avançadas pudemos ter um primeiro contato", frisa.

A proposta do IntegrAção foi alcançada com sucesso, relata o coordenador do evento, professor Franscesco da Silva. "Conseguimos ver muitos estudantes e professores engajados nas atividades. Em muitos momentos percebemos que se divertiram bastante. A ideia é que fosse um sábado um pouco mais tranquilo, que não apresentassem uma atividade muito complexa ou pesada", salienta. 

No final das atividades as equipes Verde e Roxa empataram na pontuação e a equipe ganhadora teve de ser decidida no par ou ímpar. Quem levou para casa o troféu Glória Maria foi a equipe Verde.

 

*Estagiaria da Acin Jornalismo sob supervisão de Eliane Taffarel

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Jornalismo
Integraçao
Aula integrada

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image