Biblioteca da Unochapecó entra no Mundo Invertido de Stranger Things

Texto Juliane Bee

Na última terça-feira (31/10), coisas estranhas aconteceram na Unochapecó. Quem passou pela Biblioteca Universitária viu um cenário diferente, com luzes piscando e letras na parede. Para celebrar o Halloween, a biblioteca separou um espaço de lazer aos estudantes e exibiu em um telão o primeiro episódio da série Stranger Things. Que acabou de estrear sua segunda temporada e está incrível*

Passado o Halloween, a biblioteca vai disponibilizar a conta da Netflix e o espaço para o aluno que quiser aproveitar e assistir uma série ou filme. Dependendo da adesão dos estudantes, a atividade pode ser prolongada, como conta a bibliotecária Jackellynni Michelle Barros. A ideia é trazer as pessoas para o espaço, mostrando que, muito além de um lugar para estudo, o local pode ser utilizado para lazer e descanso.

Um sofá confortável e um filme, mas e a pipoca? A bibliotecária conta que nesse espaço é permitido levar comida. Porém, o barulho deve ser contido, para não atrapalhar os alunos que estão estudando. "As pessoas ainda pensam na biblioteca como um lugar cheio de livros, mas não é só isso. É um espaço para vivenciar outras experiências e adquirir conhecimento, seja através dos livros ou de um filme", comenta.

A ideia agradou as estudantes do segundo período do curso de Nutrição, Daiana Cerutti, Naquiel Dozziatti e Juliana Matiello. A aula acabou mais cedo e elas resolveram estudar na biblioteca. As luzes piscando chamaram a atenção do grupo. Segundo Daiana, quando elas perceberam que estavam exibindo a série, pararam para assistir. "Agora, quando estivermos ociosas na Universidade, podemos vir para cá e assistir, desestressar um pouco", afirma.

Naquiel mora em Nonoai e viaja todos os dias para estudar na Unochapecó. "Às vezes chegamos em Chapecó e por algum empecilho a aula é cancelada. Ao invés de ficar sem fazer nada, posso ver um filme que assistiria se estivesse em casa". E a série Stranger Things estava na sua lista. Quando questionadas se voltariam mais vezes à biblioteca e aproveitariam outra sessão de cinema exclusiva, elas não hesitaram em dizer com certeza.

Para saber mais sobre a programação, dicas de livros, filmes e autores, acesse no facebook a página da Biblioteca da Unochapecó.

*Opinião da estagiária e da sua orientadora, Greici Audibert.

Stranger things
Halloween