Biblioteca da Unochapecó exibe a série La Casa de Papel

Texto Juliane Bee*

Bandidos usando um macacão vermelho e máscaras do pintor espanhol Salvador Dalí invadem a Casa da Moeda da Espanha com um plano infalível. O enredo pode parecer estranho de primeira, mas talvez você já tenha ouvido falar sobre "La Casa de Papel". Nas últimas semanas, o que se viu pela internet foram posts sobre a produção espanhola, que tem conquistado fãs por todo o mundo. Entrando nessa onda, a Biblioteca Universitária da Unochapecó vai exibir durante as próximas semanas a primeira temporada da série.

Para tornar o momento mais agradável, foi liberado a pipoca e a conversa. O local de exibição fica distante das mesas de estudo, não atrapalhando quem quer pesquisar em silêncio. Conforme a coordenadora da Biblioteca, Roseli Teixeira, a ideia é exatamente essa, mostrar aos estudantes que, além de um lugar para estudo, o espaço pode ser usado para descanso e lazer. "Quase todo mundo assiste séries, então qual é o melhor jeito de reunir as pessoas se não por meio delas?", conta.

A iniciativa diferente começou ainda no ano passado, quando a Biblioteca exibiu a série Stranger Things. Devido ao sucesso, ela se tornou permanente e parte da programação do ano. Os estudantes podem sugerir séries por meio da página da Biblioteca no facebook. Nela também é possível se informar sobre dicas de livros, filmes e autores.

la casa

Sobre a série

La Casa de Papel conta a história de oito habilidosos ladrões que se trancam na Casa da Moeda da Espanha com o plano de realizar o maior roubo da história. No entanto, a ideia não é roubar o dinheiro dos outros, e sim, fabricar 2,4 bilhões de euros ao longo de 11 dias. Na tentativa de esconder sua identidade, eles adotam nomes de cidades do mundo. Além dos problemas com a polícia, o grupo mantém 67 reféns e precisalidar com os conflitos gerados nessa situação.

No carnaval desse ano, algumas pessoas se fantasiaram como os personagens da série, o que inspirou a Biblioteca a recriar o figurino. Além de assistir La Casa de Papel, os estudantes também podem tirar fotos com o macacão vermelho e a máscara de Dalí, e compartilhar nas redes sociais.

A popularidade da série no Brasil se deve ao fato da Netflix ter disponibilizado uma parte da primeira temporada. Originalmente criada e exibida pelo canal espanhol Antena 3, o final de La Casa de Papel foi assistido por mais de 1,8 milhões de telespectadores. Para os que querem saber o desfecho de Tóquio, Nairóbi, Rio, Moscou, Berlim, Denver, Helsinque, Oslo e o Professor, uma boa notícia. A segunda parte da primeira temporada estreia no dia 6 de abril na Netflix e também na Biblioteca da Unochapecó.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
La casa de papel
Biblioteca universitaria