Atividade teve como foco o incentivo à leitura

Geral

Rostinhos curiosos, olhos e ouvidos atentos para ouvir histórias. O silêncio tomou conta do hall de entrada da biblioteca da Unochapecó na noite de terça-feira, 15 de abril. Inúmeras crianças, acompanhadas de seus pais, participaram de mais uma edição do Recital de Poesias Infantis, promovido pela biblioteca da universidade.

asdfgg

A atividade realizada para marcar o Dia do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, teve como objetivo incentivar e despertar o interesse das crianças pela leitura. Segundo a coordenadora da biblioteca, Joseana Foresti, a dinâmica é desenvolvida anualmente com diferentes autores. “Esse ano nós escolhemos Monteiro Lobato, com a obra Jeca Tatuzinho, que ensina noções de higiene e saneamento às crianças”, relata ela.

As narrações da noite ficaram por conta da escritora Anair Weirich, que possui 17 livros publicados. Anair explica que as crianças guardam os detalhes das histórias que ouvem. “Depois eles ficam questionando o porquê de determinadas coisas, então a gente percebe por aí a influência da leitura na infância e como ela é fundamental para a formação social deles”.

A escritora ainda demonstra sua gratificação em escrever para os pequenos. “É muito especial para mim ver que eles estão se desenvolvendo. Fazer poesias pra criança é tudo de bom, a coisa que eu mais gosto é trabalhar com eles”, complementa ela. Ouça aqui uma de suas poesias.

biblio tatatatAdriana Custódio Xavier de Camargo ficou sabendo da atividade através de seu marido, que cursa Direito na universidade. Por conta disso, resolveu trazer o pequeno João Xavier de Camargo, de apenas quatro anos para participar da atividade. A mãe destaca que João já ouvia histórias desde a gestação. “A gente gosta de ler pra ele. Quando ele ainda estava na barriga, meu marido já lia histórias para o João, então isso é um hábito agradável da rotina dele e ele adora”, expõe Adriana.