Biomedicina, Fonoaudiologia e Zootecnia são as novidades do vestiba 2022

Texto Ionara Virmes*

Os cursos oferecidos pela Unochapecó estão em constante movimento, seja explorando diferentes focos e vocações nos já ofertados, quanto disponibilizando novas opções de profissionalização. Neste vestibular, seguindo as tendências e mudanças do mercado, Biomedicina, Fonoaudiologia e Zootecnia são as novidades no catálogo da Universidade.

A pró-reitora de graduação, professora Silvana Muraro Wildner, conta que os cursos de Biomedicina e Fonoaudiologia eram os únicos a não serem oferecidos na Escola de Saúde, e, devido a demanda da sociedade por profissionais, a Instituição aderiu às inovações. Assim como o de Zootecnia, o qual está em expansão, principalmente dentro do agronegócio.

"Como temos uma estrutura de laboratórios e de clínicas já consolidadas, com um nível de excelência, eu diria que (esses cursos) formarão profissionais qualificados que o mercado está solicitando".

Os estudantes podem contar com o apoio de docentes e técnicos qualificados, mais de 120 laboratórios, da biblioteca que possui um dos maiores acervos da região, além do Pollen Parque Científico e Tecnológico, que mantém uma relação próxima com os cursos de graduação. Também existem possibilidades de participação em projetos de extensão universitária, pesquisas, iniciação científica e estágios para todos os cursos, conveniados com mais de 300 empresas.

Para a professora, os estudantes graduados nos novos cursos irão ocupar lacunas que existem nessas áreas.

"Esperamos que esses profissionais venham a preencher esses espaços, com um currículo de formação do mais alto gabarito. Temos a satisfação em dizer que entregaremos profissionais muito capacitados para trabalhar nas suas áreas na comunidade e, quem sabe, até além da abrangência da nossa região", salienta.

Biomedicina

A Biomedicina exige profissionais dinâmicos, com domínio de conhecimentos práticos e teóricos e que apresentem visão crítica e ética. A coordenadora do curso, Beatriz da Silva, conta que a Universidade irá formar biomédicos aptos a realização de análises clínicas, bancos de sangue, análises, biomedicina estética, diagnóstico por imagens, etc.

"Temos como objetivo formar profissionais generalistas que possam atuar nas mais de trinta áreas de habilitação do biomédico. A Instituição conta com uma metodologia inovadora, baseada nas experiências dos nossos acadêmicos, e para isso temos uma ampla e moderna estrutura de laboratórios. Estes, permitirão aos estudantes colocarem em prática tudo o que aprenderem em sala de aula", ressalta.

Neste ano, o curso disponibiliza 30 vagas no período noturno.

Fonoaudiologia

As inscrições do Vestiba 2022 ficarão abertas até o dia 18 de fevereiro

O profissional de fonoaudiologia age diretamente com a comunicação humana e suas vertentes, como a fala, audição, motricidade orofacial, respiração, mastigação e deglutição. Trabalhando com crianças à idosos, o fonoaudiólogo alia o ensino e a pesquisa a fim de exercer diagnósticos e tratamentos de maneira moral e humanizada.

A coordenadora do curso, Raira Fernanda Altmann, ressalta que o raciocínio clínico do aluno estará em desenvolvimento desde o início do curso, permitindo a tomada de decisão precisa na definição da melhor conduta terapêutica a ser seguida.

"A fonoaudiologia é considerada uma das profissões do futuro, se tornando cada vez mais necessária para a melhora da qualidade de vida. Assim, o curso tem como proposta a formação de um profissional generalista e reflexivo. O estudante desenvolverá durante sua graduação competências relacionadas ao conhecimento técnico-científico para todos os campos da área, sendo imprescindíveis para enfrentar os diferentes desafios impostos no dia a dia do fonoaudiólogo", sublinha.

O curso também será no período noturno, e oferta 30 vagas.

Zootecnia

Com 20 vagas para o período noturno, o curso irá preparar o estudante para uma atuação de qualidade no mercado profissional. Apto a trabalhar com a nutrição e o bem-estar animal, com foco na sustentabilidade, o zootecnista poderá atuar em agroindústrias, fazendas, cooperações, tribunais de justiça com demanda de peritagem animal, entre diversos outros locais.

"Temos como objetivo maior aproximar o estudante às demandas do mercado produtivo e consumidor. De forma que, este engajamento, possibilite o desenvolvimento de competências e habilidades para atuar neste mercado dinâmico que impacta o mundo todo" enfatiza a coordenadora do curso, Thaisa Topolski.

Inscreva-se!

As inscrições do vestibular ficarão abertas até o dia 18 de fevereiro, com divulgação semanal das aprovações. Para realizá-la, o participante deverá escolher o curso dentre as opções ofertadas no site da Unochapecó e preencher o formulário. Como método de ingresso, o estudante deverá escolher entre realizar uma prova online, enviar o boletim de desempenho do ENEM ou o histórico escolar.

Para o aprovado que decidir realizar a matrícula de modo presencial, é obrigatória a apresentação de uma cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF), da Carteira de Identidade e um comprovante de residência. O restante dos documentos poderão ser entregues até quinze dias após o início do ano letivo. No método online a realização acontece de forma semelhante. O estudante deverá criar uma conta na plataforma 'Minha Uno' e, após o pagamento da matrícula, será disponibilizado um link para a entrega do Contrato de Prestação de Serviços assinado digitalmente e do restante dos documentos.

Faça parte da Universidade nota máxima do MEC! Vem para a Uno!

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz

Zootecnia