Minha Uno
Menu Busca

Bolsa de estudos transforma em realidade o sonho de cursar uma graduação

Educação

Texto Jessica De Marco*

 

Desde pequena, Amanda de Oliveira sempre soube qual carreira queria seguir. “Meu amor e minha compaixão pelos animais é enorme. Não me imagino fazendo outra coisa”, afirma a estudante do 5º período de Medicina Veterinária da Unochapecó. No entanto, cursar a graduação dos sonhos só se tornou possível com a ajuda de uma bolsa de estudos 100% que recebeu da Universidade, por meio de recursos da Lei Federal. “Sem este benefício, eu não estaria fazendo o que gosto e me tornando a profissional que sonho ser. Por isso, me dedico ao curso e acredito que o papel do estudante é cumprir seus objetivos acadêmicos”. 

Assim como ela, diversos estudantes só têm a possibilidade de conquistar o diploma de ensino superior com a oferta de uma bolsa. Na Unochapecó, são diversas as alternativas para os acadêmicos. Só em 2020, para se ter uma ideia, a Instituição distribuiu cerca de seis mil bolsas de estudo, comprovando que o sonho da graduação pode se tornar realidade.

“Ao longo dos anos, a Unochapecó tem investido em alternativas buscando afirmar a assistência estudantil como instrumento de acesso e permanência dos estudantes no ensino superior. As bolsas de estudo estão entre as alternativas propostas pela Universidade, que possibilitam aos estudantes o ingresso e a conclusão de um curso de graduação”, explica a coordenadora do setor de Bolsas de Estudo, Benefícios e Créditos Estudantis da Unochapecó, Cleidiane Cigognini. 

Os editais para concorrer a bolsas na Universidade são publicados todos os semestres, e cada um deles contém informações específicas para participar do processo de seleção. As bolsas podem ser integrais ou parciais, com variação entre 25% e 100% de desconto no valor total da mensalidade, sem a necessidade de fazer a devolução à Universidade ou ao órgão público que disponibiliza os recursos. O apoio é oferecido por meio de diversas parcerias da Instituição, como a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) e o convênio com a Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio do Programa de Bolsas Universitárias do Estado de Santa Catarina (UNIEDU). A Uno conta, também, com outras modalidades de benefícios, como financiamentos, créditos estudantis e convênios com entidades e empresas, que possibilitam descontos nas mensalidades. 

 

Graduação garantida

Segundo o pró-reitor de Administração da Unochapecó, professor José Alexandre De Toni, a Uno é uma das instituições que mais distribuem bolsas.

“O estudante que ingressar pode ficar muito tranquilo. Temos alternativas de descontos individualizados e grande possibilidade de bolsa, principalmente do Uniedu, já que o Governo Estadual tem ampliado o volume de recursos ano a ano”. 

Além das bolsas tradicionais, de graduação, que a maioria já conhece, existe também a oferta na Universidade de bolsas de apoio à pesquisa, à extensão e a bolsa cultural. Nestes casos, os estudantes desenvolvem atividades em troca do desconto na mensalidade. Todas têm editais específicos e, além de ajudar no custeio do curso, também são excelentes oportunidades para estar em contato com a profissão.

Todo o processo de seleção e manutenção de bolsas na Unochapecó segue a condição de carência e vulnerabilidade socioeconômica, os quais são regulamentados por edital público. “Ele estabelece critérios democráticos no acesso e gestão de recursos públicos. Os estudantes são selecionados, portanto, com base no perfil socioeconômico de suas famílias”, acrescenta Cleidiane. 

A partir do momento em que o estudante estiver com a matrícula ativa e houver a oferta vigente em edital, ele poderá realizar a sua inscrição e concorrer a uma bolsa de estudo. Todas as informações, como documentos necessários, datas de inscrição e divulgação dos resultados, são amplamente divulgadas nos canais oficiais da Instituição. Em caso de dúvidas, o Setor de Bolsas de Estudo, Benefícios e Créditos Estudantis está à disposição pelo telefone (49) 3321-8252 ou pelo e-mail bolsas@unochapeco.edu.br. Mais informações também podem ser encontradas no site da Unochapecó.

 

*Jornalista - Unochapecó

COMPARTILHE
TAGS
Vestibular
Vestiba
Unochapeco
Bolsas de estudo

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image