Café Filosófico apresenta pesquisas sobre educação na região

*Texto Jessica De Marco

O Café Filosófico, evento tradicional do Mestrado em Educação da Unochapecó, está se expandindo para além da Universidade. Agora, de forma itinerante, educadores poderão debater assuntos relevantes da área fora do ambiente universitário. O primeiro encontro acontece nesta terça-feira (30/05), a partir das 13h30, no auditório da Escola Bom Pastor.

Nesta edição, o tema central do evento será a formação política dos professores, por meio da apresentação da dissertação de mestrado do professor Itacir Carlos Valmorbida. O trabalho produzido por ele tem como título 'A formação política de docentes da rede pública de ensino para além do capital: primeiras aproximações à luz de uma leitura materialista histórica-dialética'.

Segundo o coordenador do Mestrado, professor Leonel Piovezana, o novo formato do evento tem o objetivo de socializar as pesquisas produzidas na Unochapecó. "O Café Filosófico Itinerante pretende dar um retorno à comunidade sobre as estudos que desenvolvemos na Universidade. A intenção é pensarmos na educação de forma conjunta", explica.

O evento ainda será realizado em outros espaços e pretende debater questões relevantes da educação no Oeste catarinense. Outros assuntos, como, por exemplo, as políticas educacionais, a valorização do professor, a carreira e a formação inicial e continuada, também farão parte da pauta de discussão.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
UnochapecÓ