Calouros de Medicina participam da primeira edição da Cerimônia do Jaleco

Para os profissionais da área da saúde, o jaleco é um importante equipamento de trabalho no cotidiano. Sua principal função é proteger tanto o profissional quanto o paciente de possíveis contaminações. Para além disso, o jaleco branco é amplamente reconhecido como um símbolo da profissão médica e um sinal de respeito e confiança aos profissionais da área de saúde. Assim, o jaleco se torna também um importante símbolo para os estudantes de graduação na área.

Na última quarta-feira (26/04), a turma do primeiro período de Medicina participou da Cerimônia do Jaleco, ocasião especial em que os estudantes recebem seus jalecos oficialmente, marcando sua entrada na trajetória acadêmica. Trata-se de uma forma simbólica de lembrá-los do compromisso que assumiram com a futura profissão, reafirmando votos de responsabilidade, respeito e integridade na prática médica.

O evento reuniu professores, acadêmicos e seus familiares, que foram os responsáveis por entregar o equipamento. Em sua fala, o professor Juliano Brustolin, coordenador do curso de Medicina, ressaltou a importância de fortalecer os vínculos entre Universidade, comunidade e família para a formação dos futuros médicos. Brustolin também destacou o orgulho que a Instituição sente ao ver os egressos que estão hoje atuando em Chapecó e no mundo.

“Esse curso, por momentos, pode ser difícil realmente, não só pela quantidade de conhecimento que a gente precisa adquirir nesses anos, por isso o apoio da família nesses momentos é extremamente importante. Vocês irão viver com esses meninos e meninas toda essa experiência. Sejam muito bem vindos, contem conosco para tudo que pudermos auxiliar nessa trajetória, e estejam certos de que nós estamos sempre tentando conquistar mais para o curso de Medicina”, afirmou.

Supervisora da Escola da Saúde e coordenadora-adjunta, a docente Mayra Zancanaro deu as boas-vindas aos ‘caçulas’ e convidou para que participem das atividades do curso além da sala de aula. Ela salientou que o jaleco serve para lembrá-los de que o curso de Medicina é também uma família, com mais de 450 egressos, mais de 280 alunos ativos, mais de 60 professores e cerca de 120 preceptores.

“Me sinto privilegiada todos os dias quando penso que faço parte da vida acadêmica de tantos alunos e que estaremos juntos construindo história durante seis anos. O curso de Medicina foi planejado por diversas mãos, e é nosso dever honrar os que construíram este que era um grande sonho de toda a região. Se orgulhem do curso de da Instituição que vocês escolheram, se sintam pertencentes a toda essa intensidade que vivemos aqui e à potência do curso de Medicina”, disse.

Além da entrega oficial dos jalecos, a noite também foi marcada pela aula inaugural do curso, com a roda de conversa temática ‘Ser estudante de Medicina e conhecendo o curso de Medicina da Unochapecó’. Realizada com o objetivo de recepcionar os estudantes e promover espaço para reflexões sobre a trajetória acadêmica, a conversa também abordou aos familiares a estrutura do campus para acolher os futuros médicos. Além dos coordenadores, também falaram ao público os docentes Marines Peres, Werner André Weissheimer e Lucinda Fernandes.

Família
Cerimônia do jaleco