Minha Uno
Menu Busca

Campanha conscientiza comunidade acadêmica sobre doação de órgãos

Saúde

Para ser um herói e salvar muitas vidas, é só falar. Para doar órgãos não existe um documento específico, basta deixar os familiares informados sobre a sua vontade. Com o objetivo de informar mais pessoas sobre a importância deste ato, nesta terça-feira (27/09), data em que se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos, a Unochapecó recebe mais uma vez a equipe da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, mantenedora do HRO. Os profissionais estão na Universidade durante todo o dia distribuindo materiais informativos e orientando as pessoas interessadas em doar.

uno“Quanto mais pessoas forem informadas referente ao assunto, mais fácil fica para as famílias quando elas forem abordadas sobre a doação de órgãos e já tenham um conhecimento mínimo relacionado ao assunto”, afirma a enfermeira do CIHDOTT, Rosangela Nadia Lorenz Scheibler. Ela destaca que é importante a colaboração de todos setores da sociedade para a divulgação, aumentando os índices de autorização familiar.

Em Santa Catarina, existe cerca de 46% de autorizações para a doação de múltiplos órgãos. No HRO, este número chega a 54%. Rosangela explica que as pessoas que podem autorizar uma doação são pais, mães, irmãos, filhos maiores de idade, avós, cônjuges, ordem judicial ou curador comprovado. Quando for menor de idade, quem autoriza é o pai ou a mãe, ou os responsáveis que estão na certidão de nascimento. “Se você for a favor desta causa, converse com seus familiares, porque se um dia for necessário realizar a doação, somente eles poderão autorizar”, conclui.

COMPARTILHE
TAGS
Doação de Órgãos
Conscientização

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image