Capes aprova doutorado em Ciências Ambientais na Unochapecó

Texto Jéssica De Marco*

A revolução continua! Depois de criar o primeiro doutorado do Oeste catarinense, a Unochapecó comemora mais um importante avanço. A aprovação do doutorado em Ciências Ambientais pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). É o conhecimento mais uma vez transformando o cenário regional.

“O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais foi o primeiro da Unochapecó. Além do mestrado, contar também com o doutorado para nós é muito importante. Continuamos, enquanto Universidade, cumprindo nossa grande missão, que é promover o desenvolvimento e o fortalecimento da nossa cidade e região”, comenta o reitor, professor Claudio Jacoski.

O Programa já formou mais de 170 mestres. Com a oferta do doutorado será possível qualificar ainda mais os profissionais e atender uma importante demanda regional. “É um curso muito relevante para a região, principalmente pelo modelo que temos na nossa matriz econômica produtiva. Com o doutorado, tenho certeza que as nossas pesquisas vão ganhar condições para fazermos um trabalho ainda mais aprofundado. Não tenho dúvidas que seremos referência nesse segmento nos próximos anos. A região vai se destacar pelo conhecimento na área ambiental”, acrescenta.

Segundo a coordenadora do Programa, professora Anna Maria Siebel, o PPGCA tem proposta interdisciplinar e um corpo docente de formação acadêmica diversificada. São duas linhas de pesquisa: Dinâmicas Socioambientais e Biodiversidade e Tecnologias Ambientais. Serão ofertadas oito vagas anuais para o doutorado, além das 20 de mestrado. “A aprovação desta proposta representa o reconhecimento do esforço institucional e de um grupo de pesquisadores afinados e comprometidos com o desenvolvimento da região Oeste de Santa Catarina, que apresenta flagrante carência por cursos desta ordem”, comenta a coordenadora.

Assim, a Unochapecó vem se constituindo cada vez mais como um grande centro de produção de soluções regionais. "De forma a oferecer, a partir de seu conceituado corpo docente, projetos e pesquisas que permitam responder às demandas da cidade e região”, finaliza o reitor.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Doutorado em ciencias ambientais