Celebração ao cinema nacional marca uma década do curso de Produção Audiovisual

Texto Gabriel Kreutz*

Na última sexta-feira (06/12), o Salão Nobre da Unochapecó, acostumado a receber grandes eventos, se transformou em uma gigante sala de cinema. Na tela, o filme brasileiro 'Bacurau', uma produção que já recebeu vários prêmios internacionais. Na plateia, professores, técnicos administrativos, estudantes e egressos de diversos cursos da Universidade, além de pessoas de toda comunidade. O motivo? A celebração do aniversário de 10 anos do curso de Produção Audiovisual.

Para marcar a data, antes da exibição do filme, houve um momento de homenagens para as pessoas que dia a dia ajudam a construir o curso. "Estamos celebrando uma década do curso na região Oeste de Santa Catarina. Além desta, várias atrações foram realizadas durante o ano, como a Mostra Audiovisual Universitária (MAU). A Produção Audiovisual surgiu de forma natural nesta região a partir da década de 1980, e nosso curso é consequência disso, uma resposta à busca por qualificação, por preparação e por uma base", relata o coordenador do curso, professor Franscesco Flavio da Silva.

O professor destaca que os profissionais formados durante esses 10 anos ajudaram a transformar o cenário audiovisual da região, do Estado, e até mesmo do país. "Não formamos profissionais em série, muito menos engessados. Criamos alicerces que permitem que cada um alce seu voo de forma livre nesse vasto cenário da profissão. E temos resultados significativos, nossos egressos são motivos de orgulho", acrescenta.

Ao trazer a obra dirigida por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles para a Unochapecó, o curso reforça a valorização do cinema nacional, além de ser uma forma de presentear a comunidade acadêmica. "Agradeço aos professores e aos técnicos, que se dedicam a formar, ensinar e dar suporte. Mas é muito justo, também, agradecer aos estudantes, que dão vida e identidade ao curso", finaliza.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Uma decada