Celebração aos 45 anos do curso marca a Semana do Administrador

Texto Gabriel Kreutz*

O curso de Administração da Unochapecó aproveitou a tradicional Semana do Administrador para celebrar a trajetória de sucesso construída ao longo dos 45 anos de história, completados neste ano. Entre os dias 09 e 13 de setembro, além de trazer inovações na área da Administração, esta edição também contou com atrações diferenciadas, como show de humor, ilusionismo e um jantar para comemorar o aniversário do curso.

"Tradicionalmente, a Semana do Administrador era focada em palestras e oficinas, e esse ano nós trouxemos uma infinidade de outras atividades, como show de humor, show de ilusionismo e jantar. Estou muito feliz e emocionada com o resultado, pois vejo a movimentação dos estudantes e dos egressos. Quando o egresso volta, quer dizer que ele tem um vínculo e valoriza o curso, e para nós isso é muito gratificante", relata a coordenadora de Administração, professora Cleunice Zanella.

Uma dessas egressas é Taisa Bonassi Brassanini. Mesmo formada há 12 anos, o contato dela com o curso e com a Universidade continua intensa. "Minha relação com o curso é muito próxima. Sempre busquei manter o vínculo com os mestres desde que estava no curso. Mesmo quando estava no mercado de trabalho e precisava de mais algumas orientações, sempre pude contar com eles". Além de celebrar com o curso os 45 anos, ela também participou da Semana ministrando a oficina 'Ferramentas para gerenciamentos de projetos'.

Se para quem já está no mercado de trabalho, participar do evento agrega muito conhecimento, para os estudantes representa um momento de ampliar os horizontes daquilo que é visto em sala de aula. Para a acadêmica do último período do curso, Julia Colombi Barella, esta foi a melhor das edições que já participou.

"Realmente surpreendeu, e no caso da minha turma, foi uma chance de fechar o curso com chave de ouro. Sinto muito orgulho ter escolhido fazer Administração na Unochapecó. Vou carregar com muito orgulho esse diploma, e representando esse curso, que está há 45 anos em Chapecó formando profissionais muito capacitados e preparados para o mercado de trabalho", ressalta.

Outro fator que tornou a Semana ainda mais especial foi a presença de um professor e oito estudantes colombianos, da Universidade de Santo Tomas. Este foi o segundo ano em que representantes da Colômbia participam do evento. Para retribuir essa visita, em outubro, dois professores e quatro estudantes da Unochapecó irão participar de um Congresso na Universidade deles.

Legado

A professora Cleunice lembra que, quando o curso iniciou sua história, foi o primeiro de Chapecó. Mesmo com tantos anos, o curso permaneceu forte, com diferenciais que mostram a qualidade oferecida. "Somos muito conscientes da nossa responsabilidade e também muito felizes pois sabemos que temos um posicionamento forte na região e que nosso curso é procurado e reconhecido".

Ela destaca que chegar aos 45 anos é algo muito importante, mas também significa que todas as pessoas que passaram pelo curso foram essenciais.

"Em qualquer organização da região, vai ter alguém que se formou na Uno, no curso de Administração. São mais de 3 mil egressos, pessoas que estão no comando de várias organizações. São líderes, empreendedores, gestores, empresários, administradores do setor público ou administradores que atuam em organizações não governamentais. Nas mais diversas áreas terá um profissional formado no nosso curso".

A coordenadora completa que este aniversário representa um ciclo. "E também significa o quanto ainda podemos perpetuar no mercado, trabalhando sério, de forma ética, e proporcionando aos nossos estudantes uma condição boa não só em sala de aula, mas também de empregabilidade. O nosso curso faz isso, cumprimos com o nosso papel", finaliza.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Semana do administrador