Centro de Atendimento à Comunidade aprova dois projetos de extensão

Comunidade

O papel comunitário da Unochapecó se fortalece cada dia mais com os projetos de extensão. Como os 14 aprovados no Edital do Fundo de Apoio à Extensão (Fapex/Unochapecó/2018), homologado em 29 de junho de 2018. Entre eles estão o Pró-Cidadania e Cidadania Itinerante, que fazem parte do Centro de Atendimento à Comunidade (CAC).

Os projetos acontecerão de forma direta com a população, para informar sobre direitos da família e oportunizar o acesso à justiça em situações que demandem a tutela do Poder Judiciário. Além disso, contarão com uma equipe multiprofissional e interdisciplinar, formada por técnicos, professores e estudantes dos cursos de Direito, Serviço Social e Psicologia.

Nova Itaberaba

Os trabalhos beneficiarão seis municípios do Oeste catarinense. Em dois deles, Cordilheira Alta e Nova Itaberaba, a equipe técnica já realizou reunião com os gestores e a assistência social, com o objetivo de discutir e organizar as ações a serem implementadas. Os próximos encontros acontecem nos municípios de Caxambu do Sul, Guatambu, Planalto Alegre e Chapecó, e devem ocorrer até dezembro de 2019.

Pró - Cidadania

O Pró-Cidadania é um projeto de extensão da Unochapecó que tem o objetivo de contribuir na ampliação e qualificação de informações sobre direitos das famílias. Visa assegurar o acesso aos serviços de atendimento e o fortalecimento das relações sociofamiliares. É desenvolvido por advogadas, assistente social e acadêmicos do curso de Direito da Universidade.

O projeto realiza oficinas com a comunidade e grupos formados pelos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Assistências Sociais Municipais, Conselhos Tutelares e Rede De Atendimento à Infância e Adolescência (Raia), de Chapecó e dos municípios atendidos.

Projeto CACOs temas já trabalhados foram indicados pela comunidade e por entidades, e tratam da alienação parental e guarda compartilhada. Neste ano, além da continuidade com esses temas em novos grupos, o projeto irá trabalhar também oficinas sobre parentalidade e outros temas indicados pelas entidades e pela comunidade, todos vinculados ao direito das famílias.

Cidadania Itinerante

Outro projeto de extensão aprovado foi o Cidadania Itinerante, que atende mulheres, crianças e adolescentes em situação de violação de direitos, por terem sofrido violência doméstica ou estarem com um de seus pais em situação de reclusão. Contribui, assim, para o acesso das famílias às políticas públicas, através de um processo adequado de orientação sobre direitos e deveres.

Por meio de atendimento sociojurídico e psicológico, o projeto encaminha às demandas apresentadas por esse público, que viabiliza o acesso à justiça e aos direitos de cidadania em situações que envolvam conflitos familiares. Além das demandas referentes à direito previdenciário e demais políticas públicas, dentre as quais acesso a medicamentos, retificação de registro civil, entre outras. Quando necessário, é oferecido atendimento terapêutico realizado no espaço do CAC/Serviços de Psicologia.

O projeto é desenvolvido pela coordenação do Centro, por advogadas, assistente social, psicólogo e acadêmicos do curso de Direito e Psicologia da Unochapecó. E para facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos pelo projeto, serão realizados, a partir de agosto de 2018, de forma itinerante nos municípios da comarca, além de dois Cras de Chapecó.

Projetos de extenção