Ceom organiza capacitação em arqueologia

Texto Andressa Pomagerski*

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão em Teoria Arqueológica e Práxis. Elas podem ser feitas até domingo (22/10) pelosite da Unochapecó. A capacitação é organizada pelo Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) e acontece entre os dias 24 e 26 de outubro, na Unochapecó. O investimento é de R$ 100.

O curso será ministrado pelo doutor em Arqueologia e pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet), Daniel Marcelo Loponte. O professor possui graduação em Antropologia com orientação em Arqueologia pela Universidad Nacional de Buenos Aires, e cursou seu doutorado na Universidad Nacional de La Plata. Daniel atua no Instituto Nacional de Antropologia e Pensamento Latino-Americano, em Buenos Aires, na Argentina.

O objetivo do curso é discutir a história da Arqueologia e as principais teorias envolvidas desde o início desta ciência, em meados do século XIX, até as principais abordagens contemporâneas. Segundo a coordenadora do Ceom, professora Mirian Carbonera, esta temática causa muitas dúvidas nos iniciantes em arqueologia e a escolha de Daniel Loponte como palestrante trará contribuições de âmbito internacional aos participantes. "O curso de extensão faz parte das ações de um projeto de pesquisa desenvolvido entre o Ceom e o Instituto Nacional de Antropologia e Pensamento Latino-Americano. O projeto tem como título Arqueologia da Floresta Atlântica Meridional Sul-Americana e é desenvolvido desde 2013."

Mirian explica ainda que este curso fornece maior embasamento teórico para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa, rever temas e atualizar conceitos. Podem participar acadêmicos e profissionais da área de arqueologia, assim como demais pessoas que tenham interesse em conhecer a área.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
Especializaçao