Webmail
Menu Busca

Ceom participa da 17ª Semana Nacional dos Museus

Cultura

Texto Ana Vertuoso*

 

Preservar a história humana é uma grande tarefa, que nem sempre é valorizada. Em nossa região, por exemplo, muitas pessoas nem mesmo conhecem os museus existentes. Para tentar mudar essa realidade, e divulgar a importância dos trabalhos realizados nestes locais, o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) da Unochapecó, participa da 17ª Semana Nacional dos Museus, entre os dias 13 e 18 de maio.

De segunda (13/05) a sexta-feira (17/05), o Ceom irá realizar visitas aos sítios arqueológicos LP7, em Águas de Chapecó, e URG, em Alpestre, no Rio Grande do Sul. Além disso, na terça-feira (14/05), Marcos César Pereira Santos irá ministrar uma palestra geoarqueológica sobre os doze mil anos de interação entre o homem e o ambiente no Oeste Catarinense. O evento ocorre na Unochapecó, no auditório R01.

A educadora do Ceom, Aline Bertoncello, comenta que, além de aumentarem a visibilidade dos museus, as viagens também pretendem fortalecer o vínculo com a comunidade. "Estamos fazendo uma campanha de visitação desde o início do ano nas escolas. Hoje as inscrições para as viagens já estão encerradas, mas teremos a participação de seis colégios, cada um em um dia da semana e esperamos um público aproximado de 250 pessoas". Para os funcionários da Unochapecó, será disponibilizado transporte na quinta-feira (16/05).

A ideia de levar a população até os sítios como forma de aproximá-los, surgiu ainda no ano passado, mas esta é a primeira vez que irá incluir alunos de diversas escolas da região. "Percebemos que muitos funcionários da Unochapecó não conhecem as atividades do Ceom. Pensando em aproximar as nossas ações, utilizamos a Semana dos Museus para oportunizar aos colegas visitar as pesquisas arqueológicas, que têm grande relevância para a região. Na primeira edição recebemos um feedback muito positivo dos participantes, por isso, neste ano resolvemos ampliar o número de vagas", explica a educadora.

Somente nesta edição, mais de mil instituições de cultura de todo o país participam das celebrações da Semana Nacional de Museus. Ao todo, serão realizadas mais de três mil atividades, como visitas mediadas, oficinas e exibição de filmes para promover e valorizar os museus.

Além do Ceom, outras instituições de Chapecó também têm atividades especiais durante a semana. Os interessados podem conferir a programação no guia completo do evento.

 

*Estagiária sob supervisão de Jessica De Marco

COMPARTILHE
TAGS
Sítios arqueológicos
Semana nacional dos museus
Preservação
História
cultura
Ceom

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus