Ceom participa da Primavera dos Museus com exposição e oficinas online

Texto Ícaro Colella*

A 'Primavera dos Museus' é uma ação coletiva que envolve museus de todo o país e que chega na sua 14ª edição. Com o tema 'Mundo Digital: Museus em Transformação', o evento busca, além de rememorar, incentivar o diálogo e a construção de novos conhecimentos. Por conta da pandemia, as atividades serão realizadas de forma online, e o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) da Unochapecó participará da programação com ações ligadas ao projeto ‘Memórias da Música: exposição histórica, oficinas e apresentações musicais’, contemplado no Edital 265/2019.

A primeira atividade será o lançamento de uma exposição homônima, que ocorrerá no próximo sábado (19/09), às 15h, na página 'Exposição Memórias da Música', no Facebook. Esta mostra aborda as práticas musicais que integram a história do Oeste catarinense. A imagem que ilustra a capa desta matéria, por exemplo, é o registro de um casamento que ocorreu no interior do município de São Carlos. Nela, é possível observar um grupo de músicos que animavam a ocasião. Além disso, as demais imagens da exposição destacam outras experiências relacionadas à festas comunitárias, bailes, prática musical em família, entre vários outros elementos.

Em seguida, a programação conta com uma palestra e apresentações musicais de artistas de Chapecó. Além disso, entre os dias 21 e 25 de setembro, serão realizadas as oficinas que remetem ao universo musical. São elas: musicalização, construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis e ferramentas digitais para composição musical.

O projeto, que tem a parceria do curso de Música da Unochapecó, é de autoria do historiador do Ceom e estudante do curso, André Luiz Onghero. A proposta dele busca promover o diálogo e a reflexão sobre a música como processo de pertencimento cotidiano na vida das pessoas. "Estamos com programação de eventos e oficinas, totalmente online, voltada para diferentes públicos que têm interesse em música e quer conhecer mais sobre o assunto”, explica o autor.

Todas as ações serão ministradas por estudantes da Unochapecó. As atividades da exposição terão continuidade até dezembro. Para saber mais sobre horários e como participar das iniciativas, basta acessar a programação completa nas mídias sociais do Ceom e do curso de Música da Uno.

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Kreutz

Museus