Cesto de produtos básicos custa R$ 1,2 mil neste mês em Chapecó

Mercado

O custo monetário do cesto de produtos básicos em Chapecó no mês de agosto é de R$ 1.282,69, com acréscimo de 0,8% sobre o valor do mês passado, quando foi de R$ 1.272,50. O levantamento foi feito pelo curso de Ciências Econômicas da Unochapecó e pelo Sindicato do Comércio, por meio do Sicom Pesquisas, nos dias 3 e 4 deste mês. Os dados englobam alimentos in natura, semi-industrializados, industrializados, produtos de higiene e limpeza e serviços tarifados, como água, energia elétrica e gás.

A pesquisa verificou que os produtos in natura apresentaram aumento de 8,99%. Já os produtos industrializados tiveram pequena elevação de 0,08%. Porém, ocorreu queda de 3,41% no preço dos produtos semi-industrializados.

Dos 57 itens que compõem o cesto, a cebola foi o produto cujo preço mais aumentou, com uma variação de 38,31%. Por outro lado, o leite integral apresentou, no comparativo entre agosto e julho, a maior redução de preço, com variação de 13,34%.

Os artigos de higiene aumentaram em 1,15% em agosto. Já no grupo dos materiais de limpeza houve aumento de 5,99%. O grupo de serviços tarifados, como energia elétrica, água e gás de cozinha, quando comparado com julho, registrou queda de preços na ordem de 0,30%. Neste mês, uma família chapecoense necessita de 1,37 salários mínimos (líquidos) para adquirir o cesto de produtos básicos.

Aumento na cesta básica

O levantamento contempla uma síntese dos preços de alguns dos principais produtos que compõem o cesto básico. De um custo de R$ 302,68 em julho, a cesta básica, formada por 13 produtos, passou para R$ 310,14, com elevação de 2,46%. Em agosto do ano passado, o valor da cesta foi de R$ 349,51, o que dá uma redução de 11,26% em 12 meses. Uma família chapecoense necessita, neste mês, de 0,33 salários para adquirir a cesta básica.

Os 13 produtos que compõem a cesta básica são açúcar, arroz, banana, batata inglesa, café moído, carne bovina, farinha de trigo, feijão preto, leite, margarina, óleo de soja, pão francês e tomate.

Os relatórios da pesquisa do cesto e da cesta básica estão disponíveis nos endereços http://sicom.com.br/pesquisas e https://www.unochapeco.edu.br/.

*Texto EXTRA Comunica
Extra comunica