Minha Uno
Menu Busca

Choice discute soluções criativas para problemas sociais

Inovação

Texto Ana Vertuoso*

 

A primeira edição do Choice - Experiência Changemaker trouxe o tema da inovação social para dentro da Unochapecó. O evento, realizado na última sexta-feira (03/05), reuniu um grupo de jovens empreendedores para debater assuntos importantes no mundo dos negócios e desenvolver soluções criativas para diversos problemas enfrentados atualmente.

No período da manhã, a principal discussão foi sobre a inovação social. Este conceito parte do princípio de criar soluções que sejam mais efetivas e eficientes para os problemas de determinados grupos. Por exemplo, uma loja especializada na venda de calçados com numeração muito grande ou muito pequena, é inovadora por atender as necessidades de um parcela da população que não encontra calçados facilmente.

A atividade reuniu empreendedores, líderes e multiplicadores

Inicialmente, um bate-papo foi coordenado pela diretora de Inovação da Choice, Ana Luíza Mathias. "Nós passamos por uma parte de alinhamento de ideias. Tratamos dos principais conceitos que temos nesse campo, como sustentabilidade, projetos sociais, negócios de impacto e lucro, para que todos entendam as outras atividades", explica.

Durante a tarde, foi realizada uma dinâmica de prototipação, seguida por uma de criação. Os empreendedores tiveram que escolher um problema, pensar em uma solução e criar um projeto. Em seguida, todos participaram de um pitch, para compartilharem suas ideias. O objetivo foi estimular os jovens a desenvolverem soluções mais justas e sustentáveis, cujo valor gerado beneficie a sociedade como um todo, e não apenas alguns indivíduos.

Atualmente, Choice é uma empresa com o objetivo de capacitar os jovens para empreenderem em mudanças positivas no mundo. "Nós organizamos eventos, workshops e palestras para tratar de empreendedorismo e inovação social, a fim de desafiamos esses jovens a pensarem nos principais problemas que temos, e desenvolverem em soluções para eles", comenta Ana Luíza.

 

O Summit ocorreu na quinta-feira (02/05)

Summit

O Choice não foi o único evento que discutiu inovação na última semana. A Unochapecó também promoveu a oitava edição do Summit Chapecó@, na quinta-feira (02/05). A atividade reuniu empreendedores, líderes e multiplicadores para falar sobre negócios e discutir os resultados adquiridos ao longo de suas jornadas sociais. Os responsáveis por compartilhar seus cases foram o diretor do Grupo Nostra Casa, Pablo Daví, o fundador do Moeda Verde, Eduardo Nicoleti, a diretora do Choice Educação, Ana Luíza Mathias, e a representante da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (iTCP) da Unochapecó, Graciela Borba Novakowski.

O Summit e o Choice foram realizados por meio da Rede de Inovação e do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@.

 

*Estagiária sob supervisão de Jessica De Marco

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Summit
InovaÇÃo
InovaÇÃo
InovaÇÃo
InovaÇÃo
InovaÇÃo
InovaÇÃo
Inovação
Empreendedorismo
Choice experiencia changemaker
Choice

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image