Cineclube Helena está com programação definida para maio

Texto Ícaro Colella*

As produções audiovisuais, além de gerar questionamentos, tem o poder de mexer com o inconsciente e o lúdico das pessoas. O projeto de extensão Cineclube Helena, vinculado ao curso de Produção Audiovisual da Unochapecó, apresenta a cada duas semanas um circuito de filmes nacionais e internacionais, com o intuito de agregar ao consumo audiovisual uma perspectiva para o crescimento do senso crítico dos espectadores.

O Cineclube já está em atividade e com programação pronta para o mês de maio. As exibições são gratuitas e abertas para toda a comunidade. Neste mês, terá continuidade o  ciclo 'Dignos de Oscar', que retorna nesta sexta-feira (03/05), às 19h, no auditório 1 do bloco R1 da Unochapecó. O primeiro filme apresentado será 'Assunto de Família', de Hirokazu Koreeda. No dia (15/05), às 18h, no auditório 1 do bloco G, será exibido o filme 'Detainment', e para encerrar a programação do mês será exibido no dia (24/05), às 19h, no Auditório 01 do bloco R1, o filme 'Cafarnaum'.

A proposta é levar produções para espaços onde normalmente não seriam exibidas. Além de ocupar outros ambientes, o coordenador do projeto, professor Franscesco Flávio da Silva, elenca a importância em levar conteúdos diferenciados ao conhecimento do público, para provocar novas visões e narrativas diferentes. "As exibições promovem a disseminação do conhecimento sobre o cinema e desenvolvem a escolha dos produtos audiovisuais consumidos cotidianamente", ressalta.

Após os filmes, a ideia é realizar um momento para debate e reflexão, com a presença de estudantes, professores, profissionais e o público que prestigiou a sessão.  Para o presidente do projeto, Eduardo Ceretta, o Cineclube promove o reconhecimento audiovisual como ferramenta de cidadania e proporciona o contato do público com filmes diferenciados. Para ele, a realização dos debates após as sessões emergem a criticidade sobre as temáticas propostas.

*Estagiário sob supervisão de Jessica De Marco

Produção Audiovisual