Minha Uno
Menu Busca

CineOeste começa hoje e exibe produções locais

Cultura

Fugindo do circuito comercial de cinema, o Sesc de Chapecó realiza pela quarta vez a Mostra de Cinema de Chapecó e Região (CineOeste). O evento inicia hoje (17/10) e conta com a parceria dos cursos de Jornalismo e Produção Audiovisual da Unochapecó, além da Associação de Cinema e Vídeo de Chapecó e Região (Cinelo). A programação segue até domingo (22/10) e os filmes são exibidos sempre às 19h30, com entrada gratuita.

O propósito da mostra é promover tanto a cinematografia regional e suas temáticas quanto os produtores. Mais de 30 filmes produzidos em Chapecó e cidades do Oeste já foram exibidos ao longo das suas edições. Neste ano, 20 novas produções serão apresentadas à comunidade de forma gratuita. Treze delas foram produzidas por acadêmicos e egressos da Unochapecó.

 

Produções exibidas

Na terça-feira (17/09), serão exibidos os documentários 'Travesssão', produzido por Ana Bourscheid; e 'Atingidos Somos Nós', de Carmem Giongo; além do filme de ficção 'Silêncio, diga-me', de Juliano Backer.

Na quarta-feira (18/10), é a vez do filme 'Até que… e deu merda!', de Bortolanza e Carli Roger; e os documentários 'A banda do Orlando: 25 anos de um sonho que virou história', de Alessandra Favretto e Débora Maffissoni; e 'Filhos da Esperança', de Jonas Bianchi.

Os documentários 'Acampamento Marcelino Chiarello: a terra que alimenta a resistência', de direção coletiva; e 'A Outorga', de Joelmir Zanette e Claiton Marcio da Silva; serão exibidos juntamente com a produção experimental 'Arruar', de Luciano Marafon; na quinta-feira (19/10).

Na sexta-feira, é a vez dos clipes ganharem as telas. 'Running Away', de Grass Fed Youth, teve seu clipe produzido por Daniela Farina e João Fernando Lucas. 'Travesseiros', de Amanda Cadore, foi produzido por Guilherme Cavichioli e Luan Zanchet. 'Vai Passar', dos Variantes, teve seu clipe produzido por Joelmir Zanette e Rodrigo Scandolara; 'Sal no Café', do Marujo Cogumelo, também foi produzido por Joelmir Zanette; 'Terra de Coronéis ll', da Sociedade Rap de Rua feat. Griôs, teve o clipe dirigido por Diéferson Brizola e Adilson Hunof. Já 'Aquela com os Pássaros', de Os Lazies, teve seu clipe dirigido por Bruno Abdiel Lazzarotto. E para finalizar a noite de exibições, está programada a mostra de 'Insônia', da Banda Manhattan, produzido por Gustavo Batistello e Samara Guimarães; além de 'Cadê o Ç de Você', música de Márcio Pazin e clipe idealizado por Andrei Franz Mallmann e Matheus Costa.

No último dia de CineOeste, a programação conta com os documentários 'Larfiagem', de Gabi Bresola; e 'O Caminho da Roça', de João Fernando Lucas e Daniela Farina; além do vídeo 'Wild', de Rodrigo Scandolara e Ana Marinho.

 

De vento em popa

Diferente dos outros anos, a quarta edição do CineOeste conta com três novas categorias. Os gêneros de 'videoclipe', 'experimental' e 'videoarte' foram incluídos, junto à exibição de filmes de ficção e documentários, pois também movimentam a cadeia criativa da produção audiovisual.

Para a técnica de Cultura do Sesc, Deise de Luca, a Mostra mista tem a vantagem de apresentar um cenário mais amplo da produção regional, além de valorizar ainda mais os produtos culturais. Assim, segundo ela, podemos conhecer de forma mais profunda quem faz o cinema na região. Depois da edição oficial, outras mostras itinerantes devem ser realizadas em escolas de Chapecó.

Lembrando que os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência e depois das exibições serão realizados bate-papos com as equipes envolvidas nas produções.

 

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Produçao independente
Documentario
Cultura regional
Cineoeste
Cinema

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image