Colégio Uno recebe estudantes e familiares para integração e entrega de boletins

O último sábado (12/06) foi especial para os estudantes, familiares e professores que fazem parte do Colégio Unochapecó. Foi realizado o primeiro Dia da Família na Escola, que teve início no Salão Nobre da Instituição. Um momento para recepcionar as famílias, conversar sobre o colégio e apresentar os professores.

Equipe técnica pode contar um pouco sobre rotina do Colégio

O roteiro de atividades contou ainda com passeio por alguns espaços da Universidade, como Jardim das Artes e Bloco M, onde está localizado o Colégio. Na sequência, os doze estudantes e os familiares puderam conversar com os professores sobre o rendimento escolar do aluno e ao final receberam o boletim do primeiro semestre.

De acordo com a diretora do Colégio, professora Marizete Matiello, esse foi o primeiro momento presencial que reuniu toda equipe técnica, estudantes e familiares na Unochapecó. "O Colégio, desde o ano passado, quando estava sendo projetado, está mobilizado pelo conhecimento. Acreditamos no nosso compromisso de levar um ensino de qualidade para a nossa região. Por isso, este é um momento especial para todos nós e também para mostrar que não somos apenas um Colégio, mas também uma Universidade, uma Fundação, temos este respaldo para oferecer um ensino médio diferente e que atenda todas as normativas possíveis", explica Marizete.

Estudante Isadora e toda família presente no Colégio

A família da aluna Isadora Gonsález, de 15 anos, participou do evento. Os pais Elaine e Alessandro e a irmã Valentina fizeram questão de estar presente neste momento e celebrar o primeiro semestre do Colégio. "A Isa nunca gostou das aulas tradicionais, sempre foi mais de aprender de forma lúdica e dinâmica. Então é bom ver ela neste espaço, feliz e motivada a aprender e descobrir coisas novas. Pois nos dá a certeza que essa é a educação que queremos para o futuro dela, um modelo de ensino que foge do tradicional e atua de forma mais integrada e inclusiva", explica a mãe.

Para o reitor da Unochapecó, professor Claudio Alcides Jacoski, o Colégio segue a lógica da Instituição, que é estar sempre à frente, atuando como protagonista no ensino de qualidade e de presença na comunidade. "Tudo que começou na região ligado ao desenvolvimento educacional, teve origem aqui na Unochapecó/Fundeste. O que nós queremos agora com o ensino médio é protagonizar as mudanças necessárias, formar jovens que serão agentes de transformação, a partir de um modelo educacional interdisciplinar diferenciado, com a utilização das dependências e espaços físicos da Universidade durante as aulas. Isso permite que possamos entregar um projeto de qualidade aos nossos jovens", salienta o reitor.

O Novo é agora

As atividades do Colégio iniciaram no dia 22 de fevereiro deste ano com uma turma do 1° ano do ensino médio. A metodologia de ensino tem como foco o protagonismo dos alunos na condução do seu processo de formação, o estímulo à construção dos seus projetos de vida, o desenvolvimento da atitude empreendedora e da cultura da inovação. As salas de aula contam com ambiente completo e tecnológico que oferece aos alunos tudo que precisam para um ensino de qualidade.

Reitor saliente o papel do Colégio para o ensino da região

O primeiro ano do colégio será dividido em duas partes. Primeiro, serão 800 horas de conhecimentos da BNCC, que serão compostas pelas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Depois, serão 200 horas de aulas temáticas relativas aos grupos de itinerários formativos, que são formações técnicas específicas que os alunos poderão optar a partir do segundo ano do ensino médio.

Nesse primeiro momento, a Unochapecó oportuniza três possibilidades de itinerários aos estudantes: formação técnica em Comunicação Visual; curso de qualificação técnica em Negócios, Finanças e Empreendedorismo; e aprofundamento da área do conhecimento em Saúde e Meio Ambiente. Estes itinerários estarão apoiados por uma sensacional estrutura de laboratórios, salas interativas e um ambiente de produção do conhecimento que são características da Unochapecó. Além disso, é uma grande oportunidade dos estudantes estarem em contato desde o primeiro dia de aula com a profissão dos seus sonhos.

Educaçao
Colégio unochapeco