Comitiva da Colômbia participa da Semana do Administrador da Unochapecó

Profissão

Texto Ana Vertuoso*

Quem prestar atenção, poderá escutar conversas com sotaque um pouco diferente na Unochapecó nesta semana. Isso porque, desde a segunda-feira (09/09), um grupo de nove colombianos trouxe o espanhol para dentro da Uno. Os oito acadêmicos de Administração de Empresas Agropecuárias da Universidade de Santo Tomas, acompanhados de um professor, estão na cidade para participar da programação da Semana do Administrador e conhecer mais da cultura local.

Na tarde de ontem, o grupo teve a chance de conhecer alguns espaços do campus e conversar com o coordenador de Agronomia, professor Fabio Jose Busnello, e a coordenadora de Administração, professora Cleunice Zanella. Os visitantes ainda foram recepcionados pelo reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski. "Para nós, enquanto Universidade, essa é uma experiência bastante importante. Estamos alegres em recebê-los e desejamos que eles possam sair daqui melhor do que chegaram, dizendo que valeu a pena conhecer a Uno", destaca o reitor.

Além de participar de todas as noites da Semana do Administrador, o grupo também terá a oportunidade de conhecer empresas locais. Nesta terça-feira (10/09), eles visitaram a matriz da Aurora Alimentos, que atualmente é o terceiro maior conglomerado industrial do setor de carnes do Brasil. Na quarta-feira (11/09), o roteiro inclui os projetos da Sala do Empreendedor, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, e do Balcão de Empregos.

Nos dois últimos dias da programação, os estudantes irão conhecer a empresa Medabil, a propriedade rural responsável pelas colheitas da Scussel Hortifruti e o Grupo SOS Sustentar. Porém, não são só visitas técnicas que compõem o roteiro da viagem, na sexta-feira (13/09), por exemplo, será dia de passeio cultural na Arena Condá.

A experiência de conhecer a cidade e participar de palestras ministradas por nomes importantes da Administração contribuem de forma muito especial na graduação. "Visitas como essa agregam muito na formação, porque os estudantes têm acesso a outra cultura e outros conhecimentos. Pode ser que nós tenhamos as mesmas empresas, mas estamos acostumados com o nosso modo de atuar, e quando você sai, vê outra forma de fazer as coisas. Com isso, a aprendizagem é muito grande", salienta o decano da Faculdade de Administração de Empresas Agropecuárias, professor Miguel Romero, que acompanha os acadêmicos.

Essa é a segunda vez que a Unochapecó recebe uma comitiva para participar da Semana do Administrador. No ano passado, três professoras e dez estudantes iniciaram a atividade de integração, que continua neste ano. Na primeira semana de outubro, quando os colombianos já estiverem de volta em sua terra natal, representantes da Unochapecó irão participar de um evento promovido pela Universidade de Santo Tomas. "Para retribuir, nós vamos com dois professores e quatro estudantes participar de um Congresso organizado por eles", completa a professora Cleunice.

*Estagiaria sob supervisão de Gabriel Kreutz

Intercambio