Minha Uno
Webmail
Menu Busca

Conflitos emocionais guiam novo curta do curso de Produção Audiovisual

Cultura

Texto Isadora Figueiró Zanluchi*

 

Lucas, um personagem psicologicamente instável, vive uma relação difícil com sua avó, e conta apenas com o apoio e ajuda de Arthur, seu melhor amigo, o qual traz a luz de volta para a sua vida. Essa é a sinopse do curta 'Você Pode Ficar?', resultado da disciplina de Realização Audiovisual I. O drama é guiado por problemas psicológicos, trata de amizade, conflito de gerações, mas com uma pitada de romance. O filme será lançado pelo curso de Produção Audiovisual da Unochapecó, no dia 04 de julho, segunda-feira, às 19h30, no auditório do Bloco G da Unochapecó. 

A professora Daniela Farina, orientadora do projeto, conta que a melhor parte de produzir um conteúdo cinematográfico é quando a obra encontra a tela e o público, já que o objetivo é justamente esse, fazer com que o filme seja assistido. Com o lançamento cada dia mais perto, os organizadores e, também, a professora orientadora, ficam mais ansiosos para ver o projeto se concretizando de fato. "Acredito que a sensação de todos é de dever cumprido. É quando a gente, enquanto realizador, pode dizer que já está pronto para o próximo projeto", explica a orientadora. A divulgação acontece no Instagram, pelo perfil @curta_vocepodeficar.

 

A produção

Daniela relata ainda um pouco sobre o processo de produção. "Estes estudantes entraram no curso em 2020, ou seja, tiveram poucas práticas em decorrência da pandemia. Este é o primeiro trabalho que esta turma realizou integrando todos estudantes em um só projeto. Foi um verdadeiro desafio para eles se entenderem enquanto realizadores ocupando um lugar dentro da equipe", salienta. 

O processo de produção do filme reuniu e integrou 100% dos estudantes, que tiveram que pôr em prática os aprendizados de todas as disciplinas, desde o início do curso. Durante os quatro meses de trabalho, algumas dificuldades foram enfrentadas, como a falta de verba.

"Quando falamos em fazer cinema, a primeira coisa que atormenta os produtores é a questão de verba. Sendo um filme de baixíssimo orçamento, muitas coisas acabaram sendo inalcançáveis por conta de dinheiro, já sabemos que fazer cinema é algo muito caro", comenta Wagner Winter, acadêmico e diretor da produção.

Além da falta de verba, outro desafio foi encontrar atrizes para interpretar as personagens Rosa e Margo, até por conta da faixa de idade, se tornou ainda mais difícil. No entanto, Wagner destaca que conseguiram duas atrizes incríveis, a Sonia Willenbring e a Maiara Stecanella, que se dedicaram por inteiro a entrar nos personagens. 

A chuva também teve lugar na produção. O diretor relata que em um dos dias de filmagem estava chovendo e o que era para ser um problema, se tornou a solução. Wagner conta que decidiram abraçar o clima e conseguiram, assim, trazer uma carga emocional muito maior para a cena.

Sobre a produção, a professora Daniela Farina ressalta que o grande desafio é ser uma produção que reúne 100% dos estudantes em um mesmo projeto, aplicando na prática tudo que aprenderam em todas as disciplinas do curso. "É um verdadeiro laboratório, onde se aprende com os erros e acertos", destaca. Sobre as potencialidades, a professora relata a necessidade do estudante entender a importância de cada função, de como o trabalho do outro interfere no seu trabalho e no resultado final do filme. "O fato de lidar com problemas e ter que solucionar dentro de um curto espaço de tempo também é muito enriquecedor para os estudantes", frisa.

 

Ficha técnica

Pré-produção e produção

Diretor: Wagner Winter

Assistente de direção/continuísta: Gabriel Borges

Diretor/a de fotografia: Felipe Cassaniga

Assistente de fotografia: Willian Willenbring

Maquinista/Elétrica: Lucas Cé

Diretor/a de Produção: Karen Gabrieli Borcioni e Adriano Gonçalves Guedes

Assistente de Produção/ Produção Executiva/Still: Rafael Souza

Produtor de casting: Adriano Gonçalves Guedes

Produtor de locação: Elias Correia Mendonça

Diretora de arte: Isadora Martinelli

Assistente de arte: Adriano Gonçalves Guedes

Figurino/Maquiagem: Gabriel Borges

Operador de som direto: Elias Correia Mendonça

 

Pós–produção

Montagem: Felipe Cassaniga

Trilha Sonora/ tratamento de áudio/Mixagem: Felipe Cassaniga

Cor e Finalização: Gabriel Borges

 

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel.

COMPARTILHE
TAGS
Psicologia
Curta
audiovisual

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus