Minha Uno
Menu Busca

Conheça mais sobre a especialização em Terapia Cognitiva Comportamental da Uno

Educação

Texto Ícaro Colella*

 

Durante a graduação, os estudantes passam por uma série de disciplinas para compreenderem sua futura profissão. Entretanto, quando se tem esse primeiro contato com alguma área de interesse, será muitas vezes na pós-graduação que esses profissionais encontrarão o direcionamento perfeito para atuarem na especificidade que desejam. A Unochapecó, além de possuir o curso de Psicologia, oferta, há três anos, algumas especializações na área, como a em ‘Terapia Cognitivo-Comportamental'. O curso de pós-graduação está com inscrições abertas até o dia 13 de outubro.  

Essa formação visa contribuir com a atuação dos psicólogos e psiquiatras que trabalham com psicoterapia e em instituições de ensino e saúde. Ela é destinada para graduados em psicologia ou médicos psiquiatras. A pós é ofertada na modalidade presencial, com duração de 12 meses e aulas que acontecem nas sexta-feiras (19h às 22h30) e sábados (08h às 13h30). Para que você tenha uma dimensão dos assuntos tratados na pós, entrevistamos a professora e psicóloga, Tatyana Bonamigo Mazzioni, que irá ministrar duas disciplinas-chaves para essa especialização.

Tatyana é mestre em Psicologia da Infância e Adolescência e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, e trabalhará as disciplinas de 'Relação Terapêutica' e 'Terapia do Esquema'. Por atuar nesta área e possuir formação específica, a professora vai trazer para a sala de aula conteúdos que vão partir de uma proposta terapêutica vivencial, baseado em experiências e emoções, para que os estudantes compreendam a teoria e também possam formular e organizar o processo terapêutico no futuro profissional. 

 

Disciplinas

Na disciplina de 'Relação Terapêutica', acontecerão diálogos acerca da relação terapêutica e sua influência no processo psicoterapêutico. A professora conta que vai abordar questões da formação do estudante em específico, desde o olhar do terapeuta para si, até a forma como ele enxerga a relação terapêutica como um instrumento de intervenção. "A terapia parte dessa relação, então eu vou trabalhar aspectos mais específicos e relevantes para essa formação do futuro terapeuta cognitivo-comportamental".

A outra disciplina, 'Terapia do Esquema', faz parte das abordagens da terceira onda da terapia cognitiva-comportamental. É uma especificidade que discute as questões de desenvolvimento da infância e faz conexão com os problemas atuais do paciente.

"Então, esta disciplina aborda três níveis de técnicas terapêuticas (cognitivas, vivenciais e comportamentais). Esse é um componente intenso, que mobiliza geralmente muitos estudantes e faz com que eles aprendam como manejar algumas questões na terapia com o paciente", comenta Tatyana. 

 

Diferencial 

Outra característica pedagógica que vai aparecer nas duas disciplinas são os casos reais conectados com abordagens teóricos-conceituais, sempre a guardar a preservação identitária do paciente, como é previsto no código de ética do psicólogo. Essas experiências, baseadas em evidências, são constantemente vistas, revisadas e testadas. A professora relata, ainda, que a comunidade científica já possui dados sobre a eficiência e eficácia dessas técnicas para diferentes modalidades de transtornos, ou também para o desenvolvimento da saúde mental.

"Acredito que os estudantes que passarem por essa pós terão condições e instrumentos para trabalhar com diferentes demandas que aparecem nos consultórios e, principalmente, sairão dali com um conhecimento teórico e vivencial muito mais amplo".

A coordenadora do curso, professora Larissa Antunes, conta que a terceira edição da pós contou com atualizações em algumas disciplinas."Seu enfoque na terapia cognitivo-comportamental é extremamente atual. As disciplinas do curso têm como objetivo trazer uma base teórica sólida sobre esta abordagem e assuntos contemporâneos, como um módulo específico de Mindfulness. Os estudantes podem esperar como resultado um conhecimento aprofundado e atualizado sobre esta abordagem da psicologia", finaliza. 

As aulas começam no dia 23 de outubro. Para saber mais informações sobre as demais disciplinas, horários, valores e grade curricular, basta acessar a página da Pós-graduação no site da Universidade. Além disso, você pode conferir um trecho da live 'Mindfulness: Uma Ferramenta de Promoção à Saúde', promovida pela pós e transmitida ontem (26/08). 

 

                                   

Quer saber mais? Você pode acessar a aula completa clicando aqui.

 

*Estagiário sob supervisão de Jessica De Marco

COMPARTILHE
TAGS
Terapia
Psiquiatria
Psicologia
Pos

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image