Fórmula Uno é um dos destaques do Mundo das Profissões

Texto: Vinícius França *

AeroUno chamou a atenção dos visitantes no Mundo das Profissões de 2019

O cenário poderia remeter ao de uma garagem de equipe de corrida às vésperas de mais um grande prêmio: barulho de maquinário ao fundo, como música, pontuado por ferramentas sendo operadas entre os reparos necessários às máquinas em exposição (e em funcionamento, é claro). O cheiro de combustível e as conversas entre os técnicos, mecânicos e pilotos. Além de operários dedicados, os envolvidos na cacofonia da velocidade são todos acadêmicos da Escola Politécnica da Unochapecó, notadamente do curso de Engenharia Mecânica.

É claro que estamos falando do Fórmula Uno, que estará em exposição em mais uma edição do Mundo das Profissões. Após o hiato de dois anos causado pela pandemia do COVID-19, a equipe retorna à feira com seu universo de máquinas intrépidas, de muitos cavalos de potência e construídos à mão nos laboratórios do curso. O show acontece no asfalto e também no ar: entre os protótipos a serem exibidos aos visitantes, estão o Fórmula Uno, um carro de corrida funcional, e também o Aero Uno, uma aeronave modelo, também fruto do trabalho de professores e estudantes.

Segundo o coordenador do curso, professor Everton Rafael Breitenbach, os laboratórios e projetos de extensão mostram aos futuros acadêmicos um panorama preciso de como o mercado de trabalho funciona, na prática. “O aluno matriculado no curso de engenharia mecânica já na série inicial pode se voluntariar e participar destes projetos. Ele desenvolve as ‘soft skills’, tão importantes e que o mercado de trabalho valoriza bastante e também pode colocar em prática os conhecimentos absorvidos e discutidos na sala de aula, os quais são todos realizados com as metodologias ativas”, explica.

Atividades da Politécnica são marcadas pela sinergia de estudantes e docentes

Para Breitenbach, o diferencial do corpo de Engenharias da Unochapecó está no contato intenso com o aprendizado prático, por meio de componentes como a ABEx. Isso torna os profissionais formados na instituição ainda mais preparados para funções importantes no mercado logo após a graduação.

“O aluno da Unochapecó vai encontrar projetos de curso voltados à prática, à metodologias hands-on, ou seja, aprenda fazendo. O mercado de trabalho tem reconhecido profissionais que ao pegar o diploma, estão plenamente capacitados ao exercício da profissão. As engenharias, nas suas especificidades, tem muitas possibilidades e habilitações. Então isso faz com que o aluno tenha um amplo mercado de trabalho e nesse mercado, ele já está preparado porque durante a graduação, ele não ficou só em sala de aula”, finaliza.

>> Leia mais: Após dois anos de hiato, Mundo das Profissões volta para a Unochapecó <<

* correspondente especial do Mundo das Profissões.

Mundo das profissões
Fórmula uno