Conselho Superior da Fundeste aprova orçamento da Unochapecó para 2019

Texto Jessica De Marco*

Com o fim do ano chegando, algumas ações importantes para 2019 já começam a entrar em pauta na Unochapecó. Uma delas envolve o orçamento da Universidade para o próximo ano, que foi aprovado pelo Conselho Superior da Fundeste no dia 5 de dezembro. O Conselho é o órgão máximo da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), onde são definidos os principais assuntos das mantidas - Unochapecó, Instituto Goio-En e Farmácia Escola. Fazem parte representantes do executivo, do legislativo, dos conselhos comunitários, da Amosc, da Acic e da Unochapecó (técnicos, docentes e discentes).

O orçamento foi elaborado pelas Pró-reitorias de Administração, Planejamento e Desenvolvimento da Universidade. Antes da avaliação e aprovação final, passou pelo Conselho Universitário da Unochapecó, Conselho Fiscal e Conselho Diretor da Fundeste. "O orçamento é a peça que orienta todas as ações e decisões da Fundeste e suas mantidas na tomada de decisões para seu andamento, sucesso e para alcançar os objetivos e metas da Instituição", explica o presidente da Fundação, Vincenzo Mastrogiacomo.

O reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, afirma que a aprovação é uma etapa muito importante, pois define os recursos que a Universidade terá para investimentos no próximo ano. "A gente encara 2018 como bastante difícil e de desafios, e não será diferente em 2019. Mas ficamos felizes pois estamos à frente de uma Instituição de grande porte, que nos permite fazer uma relação direta com a comunidade. Tem um grande orçamento a ser realizado e a maior parte do uso desses recursos é na formação intelectual para desenvolvimento da região", afirma.

A expectativa é que 2019 seja um ano de muitas conquistas, assim como foi 2018. "Nosso orçamento é muito atípico em relação a outras organizações. Grande parte do recurso é para a folha de pagamento, ou seja, a capacidade de investimento é baixa. Mesmo assim, com poucos recursos, porém com uma gestão de qualidade, temos conseguido fazer boas entregas", finaliza o reitor.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Orcamento