Contábeis em Ação arrecada doações à Apae por meio do Imposto de Renda

Texto Gabriel Kreutz*

Com certeza você já ouviu falar sobre Imposto de Renda (IR), um dos impostos mais conhecidos do país. Ele é um tributo federal sobre o que cada um ganha. Para quem necessita declarar seus bens e pagar o imposto, existe a possibilidade de destinar uma parte desse dinheiro para organizações sociais. Foi essa explicação para pessoas físicas e jurídicas (empresas) que fez a equipe 'Contábeis em Ação', do curso de Ciências Contábeis, vencer o Calouros em Ação do segundo semestre de 2019. Eles orientaram às pessoas a destinarem parte do imposto à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Chapecó.

Do valor total de imposto pago por pessoa física, 6% do IR devido pode ser doado. Já para pessoa jurídica, é somente 1% que pode ser destinado à instituição. Ao todo, a equipe conseguiu 43 certificados de pessoas que passarão a contribuir com a Apae. De acordo com o estudante Gustavo dos Santos, integrante da equipe, a ação auxiliará muito a Associação. A atividade é só um pontapé para as doações, que podem ser realizadas durante todo ano. "Como o projeto devia ser desenvolvido na área de atuação do curso, pensamos diretamente em Imposto de Renda. Junto com os professores, decidimos isso, pois é algo que impacta. Orientamos as pessoas a como doar uma porcentagem do seu imposto. Assim, de tudo que ela deveria pagar para o governo, uma parte será destinada para a Apae", explica.

O estudante ressalta que, ter a chance de fazer o bem para a comunidade logo no início do curso, é uma experiência transformadora.

"Antes de agosto, não fazia ideia que iria entrar na Unochapecó, fazer Ciências Contábeis e participar desse projeto incrível. A atividade envolveu todos os períodos do curso. Todos se envolveram e ajudaram para que pudéssemos ganhar".

Cada integrante da equipe vencedora recebeu como prêmio um vale de R$ 100, para ser utilizado na compra de livros e materiais na Livraria Universitária da Unochapecó. Em segundo lugar na competição ficou a equipe 'ADM do bem', de Administração, e em terceiro lugar ficou a equipe 'Brincar para Cuidar', de Psicologia.

Nesta edição do projeto, participaram equipes de oito cursos da Universidade. Todos tiveram que desenvolver um projeto de atividade solidária relacionada ao curso, e a um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, as equipes também acumularam pontos importantes por meio de outras ações, como a arrecadação de lacres de alumínio e de tampinhas de garrafa PET, realizadas em parceria com a Unimed. Os grupos coletaram 222 litros de lacres e quase 57 mil tampinhas.

Para a responsável pela Diretoria de Procedimentos Acadêmicos, professora Marizete Lemes da Silva Matiello, as equipes surpreendem mais a cada ano e provam a importância de levar os conhecimentos da Uno para além da sala de aula.

"Temos percebido que os projetos que são desenvolvidos pelos calouros da Universidade são muito interessantes. Todos nos emocionam e contagiam, pois sabemos que as experiências, em cada curso, mexem com a comunidade e as pessoas que participam da proposta", finaliza.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Ods