Convênio com a Universidade de Economia e Administração da Breslávia – Polônia

Geral

Após indicação e intermediação do prof. Marcos Ferasso, as negociações foram ganhando corpo no segundo semestre de 2019. Em outubro de 2019, o PPGCCA recebeu a visita do prof. Andrzej Sztando, da Wroclaw University of Economics and Business, para participar como conferencista no 4º COGECONT e apresentou a experiência polonesa de desenvolvimento regional e nacional. Nesta oportunidade, o prof. Sztando conheceu a estrutura da Unochapecó, os professores e mestrandos do PPGCCA, bem como foi recebido pela Vice-reitora, prof. Silvana Muraro Wildner.

Em janeiro de 2020, o prof. Antonio Zanin (Coordenador do PPGCCA), representando o Reitor da Unochapecó, viajou até a Breslávia, conheceu a instituição polonesa e foi recebido pela Vice-reitora de pesquisa e relações internacionais, profa. Boguslawa Drelich-Skulska, ocasião em que o convênio geral foi assinado.

Anteriormente à formalização do convênio, as duas instituições já organizavam ações conjuntas. Dois alunos do PPGCCA visitaram a instituição polonesa. Lucas Vargas completou um período de três meses de intercâmbio durante seu mestrado, onde coletou dados em cooperativas polonesas para sua dissertação. A mestranda Gabriela Johann participou dos cursos de verão 2019 na mesma universidade polonesa, ocasião em que o prof. Marcos Ferasso ministrou seminários internacionais aos doutorandos de treze países diferentes. Ainda, o prof. Sztando teve a oportunidade de publicar um artigo na revista internacionalmente conhecida ‘Sustainability em parceria com o prof. Zanin.

Por meio do convênio geral abre-se possibilidade de mobilidade acadêmica de professores e mestrandos do PPGCCA. Dentre as atividades previstas estão viagens de intercâmbio entre professores das duas instituições (após a pandemia, evidentemente), pesquisa conjunta, intercâmbio de alunos de mestrado, e publicações conjuntas em periódicos internacionais de alto nível.

As duas instituições estão empenhadas em ampliar as parcerias acadêmicas de modo a contribuir para com a internacionalização de ambas.