Crédito Estudantil da Uno é mais uma oportunidade para os estudantes

Texto Tuanny de Paula*

Para os estudantes que querem uma possibilidade além das bolsas de estudo, a Unochapecó lançou o edital para o Crédito Estudantil (Credies). O processo proporciona aos acadêmicos melhores oportunidades para realizar a graduação e mais tempo para planejar o futuro. As inscrições podem ser feitas até o dia 04 de maio no site da Fundacred, instituição sem fins lucrativos parceira da Universidade.

O estudante que requisitar o Credies pode flexibilizar a solicitação do crédito, ou seja, contratar o serviço por semestres. São oferecidos créditos de 25% a 50%, com taxa administrativa de 4,2% ao ano. Os alunos que conseguiram bolsas de estudo de até 50% podem solicitar o crédito também.

Para se inscrever, é preciso estar matriculado no primeiro semestre de 2018 e cursando no mínimo dez créditos. Depois de realizar o cadastro no site da Fundacred, o aluno encaminha a documentação por upload, seguindo as orientações do edital. Após a inclusão dos documentos e a finalização de todas as etapas da inscrição, é necessário imprimir, assinar e reconhecer em cartório uma das três vias do contrato. Por fim, o acadêmico tem até o dia 31 de maio para entregar os documentos na Central de Relacionamentos da Universidade.

Segundo o reitor da Universidade, professor Claudio Alcides Jacoski, a Unochapecó busca formas de viabilizar o acesso e a permanência dos estudantes na Instituição. "O Credies é mais uma opção para que nossos acadêmicos possam encontrar uma forma de continuar seus estudos", comenta.

A busca de outras ofertas de financiamento se faz necessário, uma vez que o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), oferecido pelo Governo Federal, não tem mais aderência com as Universidades Comunitárias. Sobre isso, o pró-reitor de Administração, professor José Alexandre De Toni, afirma que neste semestre o Fies não foi contratado pela Unochapecó, mas que no próximo pode voltar a ser uma oportunidade. "Os contratos antigos continuam ativos, apenas os contratos novos não irão ser efetuados", acrescenta.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
Fundacred