Cursar Odontologia na Unochapecó vai além de aprender a cuidar do sorriso

Pare um pouco para pensar e responda: qual a principal qualidade que um profissional da saúde deve ter? É quase certo que a capacidade de absorver bem o contato com os pacientes esteja no topo da lista de respostas. E é justamente esse cuidado com diferentes públicos e suas demandas que dita as atividades práticas do curso de Odontologia da Unochapecó.

Contando com a melhor estrutura de aprendizagem da região e com a orientação de professores mestres e doutores, a graduação em Odontologia da Uno proporciona ao estudante o contato direto com a realidade do atendimento e suas rotinas, por meio de laboratórios e da Clínica Odontológica, com atendimento à comunidade, situada no bloco G3. O professor Mauro Dall Agnol ressalta a importância de oferecer condições de topo aos estudantes durante os anos de formação.

“A clínica odontológica da Unochapecó oferece a melhor estrutura da região, são mais de 1200 m²  de uma área destinada  exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão, contamos com mais de 60 consultórios, todos eles para atender estudantes destros e canhotos, temos ainda quatro ambientes climatizados com sistemas de última geração, um deles, um centro cirúrgico hospitalar que também pode ser feita filmagens de cirurgia e transmissão em tempo real, ainda um sistema de imagens radiográficas totalmente digital que contém equipamentos para radiografias intrabucais e extrabucais, temos ainda autoclaves hospitalares que vem com um sistema automatizado com controle de processamento de materiais, oferecendo segurança aos estudantes e aos pacientes atendidos”, explica.

A experiência desde cedo é a base da matriz pedagógica do curso. Os alunos de odontologia têm a oportunidade de conhecer procedimentos de variada complexidade com poucos períodos de ensino percorridos. A estudante Eduarda Mocellin destaca que essa bagagem foi essencial para moldar sua visão diante da profissão.

“Iniciei meus atendimentos na clínica escola a partir do quarto semestre, mas também pude receber estudantes da nova matriz curricular que nos acompanham nos tratamentos, sendo eles endodontia, exodontia, restaurações e profilaxias, entre outros tratamentos que podemos realizar. A importância desse contato desde cedo é muito significativo para compreendermos e alinharmos a teoria com a prática, e também nos preparar e fortalecer para o mercado de trabalho. Nossas clínicas têm o suporte dos técnicos e professores e a cada semestre que passa temos mais práticas, para que possamos sair daqui mais aptos a vida profissional. Também realizamos estágios nas unidades básicas de saúde, podendo acompanhar o dia-a-dia dos dentistas e nos tornar um pouco mais próximos da comunidade e adentrar diferentes situações”, disse a acadêmica.

Fazer a diferença

Essa proximidade com a comunidade local é a responsável por formar profissionais capazes de cuidar da saúde e da estética bucal e facial, tratando e prevenindo problemas nos dentes, gengivas, ossos, bochechas, lábios e língua - e acima de tudo, com visão cidadã e prontos para reconhecerem a humanidade dos pacientes em primeiro lugar. A dentista e egressa do curso Bruna Scussel faz questão de ressaltar que a Unochapecó forneceu a base para que pudesse lidar com a profissão utilizando não apenas ferramentas técnicas, como também com uma visão social.

“Nos meus momentos de acadêmica, foi importante ter tido a oportunidade de conhecer todas as faces da odontologia. Participamos de projetos sociais, projetos juntamente com o ministério da saúde, que foram muito interessantes. Eu vejo isso como uma vantagem para minha vida acadêmica, isso realmente foi um diferencial na minha vida, e hoje em dia como profissional, como dentista, em muitos momentos eu tenho a segurança e o orgulho de dizer que eu me formei na Unochapecó, tenho segurança de pedir pra algum professor alguma dúvida ou ser parceira deles em algumas ocasiões, então eu sinto que é uma graduação muito completa, que eu consigo me sentir segura para atender os meus casos e que me deu uma ótima base para seguir na minha área”, afirma.

Não perca a oportunidade de ingressar em um curso de graduação repleto de oportunidades e experiências práticas. Inscreva-se no Vestibular 2023 por meio do site uno.edu.br/vestiba ou entre em contato com o Quero Estudar: pelo WhatsApp (49) 3321-8000 ou pelo e-mail queroestudar@unochapeco.edu.br.

* texto: Vinícius França.

Vestibular 2023
Odontologia