Curso da Unochapecó revitaliza espaço da Biblioteca Neiva Maria Costella

Comunidade

Quem já foi à Biblioteca Pública Neiva Maria Andreatta Costella de Chapecó, provavelmente viu que lá dentro há um local destinado exclusivamente às crianças. Com bonecos, brinquedos e muita cor, o espaço sempre atraiu os pequenos na hora de escolher um novo livro para ler. Mas agora, há novidades. Buscando dar ainda mais vida para o cantinho tão adorado pelas crianças, o curso de Biblioteconomia da Unochapecó desenvolveu um projeto de revitalização do espaço infantil.

De acordo com o professor do curso, Orestes Trevisol Neto, a ação ganhou vida após os estudantes realizarem estágio obrigatório na Biblioteca. Daí surgiu a ideia de associar a disciplina de Planejamento de Espaços em Bibliotecas ao projeto, o que possibilitou aos alunos vivenciaram a aprendizagem baseada em problemas. Além disso, a ação fez parte da programação alusiva à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.

hrthtr

No dia 24 de outubro o novo espaço foi inaugurado, mas foram três meses de produção até ficar pronto. Durante esse tempo os estudantes pensaram no projeto, arrecadaram fundos, planejaram o espaço e executaram a ação. Com a criação de uma Vakinha online, os estudantes conseguiram arrecadar 1.115 reais com doações provenientes, de diferentes espaços do Brasil. O dinheiro foi utilizado para comprar materiais, como tintas, pincéis, tatame e cortinas. E no dia 6 de outubro, todos colocaram a mão na massa e deram forma ao projeto.

Segundo o professor, além das doações em dinheiro, a ação contou com o apoio de artistas e empresas, que participaram com doações, pinturas e divulgação. "O resultado disso foi um novo espaço, mais atraente, dinâmico, alegre e aberto a toda comunidade. Todos os envolvidos ficaram felizes com o resultado e acreditam que o espaço pode instigar o gosto pela leitura. Fica nosso agradecimento especial a todos que participaram direta e indiretamente", finaliza Orestes.

Infancia
Biblioteconomia