Curso de Administração gera oportunidades de emprego para estudantes

Texto Juliane Bee*

Terminar a graduação inserido no mercado de trabalho é o objetivo de todo acadêmico ao ingressar na universidade. Pensando nisso, o curso de Administração da Unochapecó desenvolveu em 2012 o programa “Talentos ADM”, que auxilia o estudante na hora de conseguir uma colocação profissional.

Coordenado pela professora Andrea Zambarda, formada em Administração e pós graduada em Gestão de Pessoas, o projeto é uma maneira de estreitar laços, impulsionando a economia regional, e de trazer as empresas para dentro da Universidade. “As empresas que antes teriam que procurar recrutadores, nos enviam as oportunidades de emprego e nós designamos os alunos, sem custo nenhum”, explica.

Os estudantes podem participar do Talentos ADM através do preenchimento de um modelo de currículo, disponível no site do curso. Em seguida, os dados dos alunos são enviados para o setor de Recursos Humanos das empresas participantes, que ao longo do semestre se deslocam até a Unochapecó para uma seleção. Durante uma manhã, o recrutador da empresa realiza a entrevista e analisa os currículos dos candidatos.

Para ter um desempenho em uma entrevista, a coordenadora do projeto reforça que é preciso demonstrar interesse e utilizar algumas ferramentas, como a internet, para  buscar informações do perfil da empresa. "O estudante pode ter o melhor currículo e as melhores especializações, mas se não tiver o brilho no olhar e a vontade de trabalhar naquela empresa não vai se destacar entre os outros candidatos", acrescenta a professora.

*Estagiário, sob orientação de Greici Audibert
Mercado de trabalho
Carreira
Administração; talentos adm; profissão; oportunidade