Curso de Agronomia vence a primeira edição do projeto

Texto Jessica De Marco*

Já ao entrar na Unochapecó, os calouros têm uma bonita missão. Desenvolver um projeto solidário relacionado ao seu curso que envolva diretamente à comunidade. A iniciativa é uma novidade e faz parte do projeto Calouros em Ação, que substitui a antiga gincana. Essa é uma forma especial de integrar os novos alunos e permiti-los desde cedo visualizar a profissão escolhida. A apresentação dos projetos referentes ao segundo semestre do ano aconteceu na quarta-feira (08/11) e teve como vencedora a equipe do curso de Agronomia.

O Calouros em Ação é um projeto desenvolvido pela Diretoria de Apoio Acadêmico (DAA), com a colaboração da Diretoria de Marketing e Comunicação (DMC) e das coordenações dos cursos. Segundo a diretora da DAA, professora Lucia Borjes, o objetivo ao realizar a atividade é promover o maior envolvimento dos cursos com suas áreas e ao mesmo tempo desenvolver algo que se aproxime de um trabalho acadêmico. "Além da atividade que envolvia a comunidade, o objetivo era encantar nossos calouros com o seu curso. Era para eles já se sentirem integrados com a profissão", comenta a professora.

Nesta primeira edição, quatro equipes se inscreveram para participar: Acolher (Administração), Psicoação (Psicologia), Onda Solidária (Educação Física) e Agrodiversidade Regional (Agronomia). "Como primeira experiência, foi surpreendente. Não esperava projetos da qualidade que foram apresentados. Claro que o engajamento de um professor do curso fez toda a diferença", acrescenta.

fhfhgfUma banca de jurados foi responsável pela avaliação dos trabalhos, que levou em consideração critérios como tipo do projeto, execução das atividades, impacto na comunidade, envolvimento dos alunos e docentes, convencimento da ação, motivação, avaliação e comprovação de satisfação dos participantes.

Com 255,5 pontos, o curso de Agronomia conquistou o primeiro lugar. Como premiação, eles receberam um vale no valor de R$ 3 mil, que serão divididos pelo número total de participantes para a compra de livros na Livraria Universitária. Em segundo, com 241,5 pontos, ficou o curso de Administração, e em terceiro, com a pontuação de 232, o curso de Psicologia. O projeto inscrito pelo curso de Educação Física não foi apresentado e por isso não recebeu a avaliação dos jurados.

Resgate e valorização

A equipe vencedora, formada por 13 estudantes do curso de Agronomia, foi coordenada pela professora Lucilene De Abreu. A proposta era valorizar e resgatar os produtos vegetais da agricultura familiar das regiões Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. Além de buscarem nas propriedades esses produtos, a intenção era também resgatar os conhecimentos tradicionais das comunidades envolvidas, muitas vezes esquecidos e desvalorizados na atualidade, mas que continuam importantes para o desenvolvimento regional. "Esse projeto vem para fundamentar ainda mais a importância da Unochapecó para essas regiões", destaca a professora.

O mais legal desse projeto é que o conhecimento adquirido pelos estudantes não ficou somente com eles. A equipe fez questão de trazer esses produtos até a Unochapecó para que a comunidade acadêmica os conhecessem. Para isso, promoveu um jantar gratuito na Universidade e distribuiu cerca de 400 porções. O cardápio contou com carne de porco acompanhada de quirera de milho, saladas e, como sobremesa, abóbora servida com mel e canela.

Bruna Fonseca, caloura de Agronomia, participou do projeto e afirma ter gostado muito da iniciativa da Unochapecó em promover uma ação diferente para integrar os novos estudantes, "A Universidade fez de uma gincana, onde o objetivo era competir, um projeto incrível que nos proporcionou ver e ouvir histórias, conhecer famílias e ver a importância disso para as nossas vidas". Para a estudante, não foi um simples projeto, foi algo muito maior, que uniu famílias, alunos e a comunidade acadêmica. "Foi uma experiência incrível, e ganhar o primeiro lugar e ver que todo o nosso esforço foi recompensado também".

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Universidade