Curso de Agronomia visita propriedade no interior de Planalto Alegre

Profissão

Texto Ana Vertuoso*

A formação profissional em uma universidade não acontece somente na sala de aula. É preciso ir além. No dia 30 de março, acadêmicos do 5º período do curso de Agronomia da Unochapecó tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre sua área de atuação em uma viagem de estudos na Linha Tope da Serra, município de Planalto Alegre.

Na ocasião, os 28 alunos visitaram a propriedade de Lucila e Igelso Salvador, e puderam conhecer o programa “De Olho na Qualidade” (5S), que cuida da organização do espaço e foi implantado pelo Sebrae, em parceria com a cooperativa Aurora. A observação in loco do 5S possibilitou aos alunos analisarem, na prática, detalhes dos fatores de produção abordados em aula, como terra, capital, mão de obra e tecnologias. A viagem também servirá de base para os acadêmicos realizarem uma atividade prática, com registros do antes e do depois de uma propriedade rural.

O local foi o escolhida para visitação por ter um diferencial em relação aos demais. O sistema de produção da propriedade é baseado na produção agroecológica e na fruticultura, principalmente de banana, citrus e abacate. Toda a produção é comercializada através da Casa Colonial e nas escolas pelo Programa de Aquisição de Alimentos. Igelso possui ainda uma coleção de árvores frutíferas implantada pela Epagri, e uma de árvores nativas, plantada pela cooperativa Alfa.

Para o organizador da viagem, professor Celso Zarpellon, a experiência foi positiva pelos conhecimentos técnicos e pessoais adquiridos pelos futuros agrônomos. "Todos os acadêmicos saíram muito satisfeitos e com boa aprendizagem referente ao 5S, fatores e sistema de produção, bem como o perfil humano do produtor, onde é um participante ativo na comunidade", finaliza.

*Estagiária sob supervisão de Jessica De Marco

Viagem de estudos